O Programa de Padarias Comunitárias e o Grupo de Confecção de Enxoval de Bebê iniciarão as atividades do ano a partir da próxima segunda-feira (20/02).
As ações são parte integrante do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, da Secretaria Nacional de Assistência Social. O PAIF é uma política que vem sendo construída desde 2004 para, além de enfrentar riscos sociais que uma parcela da população vivencia no dia a dia, também atuar na proteção e prevenção, através de atendimento e acompanhamento dessas famílias, assegurando o acesso aos direitos sócioassistenciais e à melhoria da qualidade de vida.
A Secretaria Municipal de Assistência Social organiza e desenvolve atividades com mais de 150 famílias, que são abrangidas por estas ações. “O trabalho com essas famílias é fundamental para a ampliação de perspectivas de vida melhores para elas”, destaca a secretária da pasta Fabiana Grave.
O Programa de Padarias Comunitárias acontece semanalmente, no período da tarde, nos bairros Unida (segundas-feiras), Floresta (terças-feiras), Aparecida e Chácara (quartas-feiras), Progresso (quintas-feiras) e Hermany (sextas-feiras). Tem a coordenação de Geni Barrow, com o auxílio de Marlise Sieben no desenvolvimento das atividades de artesanato.
O Grupo de Confecção de Enxoval de Bebê também é coordenado pela Geni e se reúne às sextas-feiras, das 8 às 11 horas, na sala de costura, junto ao prédio do Sine, na esquina das Ruas Diniz Dias com Firmino de Paula. Todo o material para a confecção das roupinhas é fornecido pela Secretaria.
“É um trabalho que nos gratifica muito, ver as mulheres produzindo pães, bolachas, cucas, trabalhos manuais, e ainda o enxoval do bebê. É uma forma de contribuirmos com a geração de renda familiar e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, declarou Fabiana.
Os grupos de Padarias iniciarão suas atividades na segunda-feira dia 20/02, a partir das 13h30min, junto aos bairros. E o grupo das gestantes iniciará os encontros na sexta-feira dia 24, às 8 horas.