A região de Cruz Alta, na qual o município de Ibirubá está inserido, retornou à Bandeira Vermelha na 27ª semana (de 10 a 16/11) na avaliação do Modelo de Distanciamento Controlado, instituído pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul para o combate e enfrentamento à Covid-19 no estado. Entretanto, em Ibirubá, a pandemia vem perdendo força.
Depois de todas as regiões do estado do Rio Grande do Sul estarem na Bandeira Laranja na semana anterior (26ª), três retornaram para a Bandeira Vermelha, dentre elas, Cruz Alta. A região ingressou na Bandeira Vermelha depois de apresentar, na quinta (05/11), um total de 28 casos de Covid internados em leitos clínicos. Na semana anterior, foram 22.
Uma notícia mais animadora é que o município de Ibirubá vem apresentando declínio do número de casos, inclusive nas hospitalizações, não apresentando nenhum paciente internado durante estes primeiros dias de novembro, de acordo com o Boletim do Comitê Municipal de Combate e Enfrentamento à Covid-19 em Ibirubá.
Nas últimas semanas, Ibirubá também vem apresentando redução na confirmação dos casos de Covid: última semana de setembro – 60 casos, 1ª semana de outubro – 50, 2ª semana – 42, 3ª semana 30, 4ª semana – 35, e nestes 11 dias de novembro, 30 casos confirmados.
Mesmo com a perspectiva positiva de redução de casos, o Comitê de Enfrentamento e os próprios órgãos de Saúde de Ibirubá reforçam que a pandemia não terminou e o vírus continua em circulação no município.
Para saber com detalhes os critérios e protocolos a serem seguidos, acesse o site http://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/. No final da página à direita, digite Ibirubá no espaço reservado de “Confira a classificação do seu município”. Selecione o setor/segmento de interesse e veja os critérios de ocupação e protocolos de prevenção a serem seguidos.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa