BIRUBÁ CONTA AGORA COM UM CENTRO DE ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL. FOI INAUGURADO NA MANHÃ DE SEGUNDA-FEIRA, 12, O CAPS – NOVO RUMO.

O Município de Ibirubá é atualmente um polo regional de desenvolvimento. Atrai pessoas que querem viver aqui, trabalhar, constituir famílias. Isso se dá em função do nosso povo empreendedor e suas muitas oportunidades de trabalho ofertadas, mas principalmente pela qualidade de vida que as pessoas alcançam morando aqui.
Com acesso a educação de qualidade, desde os 4 meses de idade, até a formação superior. E nosso diferencial que é o atendimento em saúde, desde as consultas básicas, dispensação de medicamentos, até os exames de média e alta complexidade e cirurgias.
Mais um avanço que alcançamos a partir de hoje, 12, é o aprimoramento no atendimento das pessoas com transtornos psiquiátricos e em sofrimento mental, através do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial I – Novo Rumo).
O CAPS é um centro especializado para atendimento em Saúde Mental, ou seja, para os pacientes que têm transtornos psiquiátricos diagnosticados ou estão em sofrimento psíquico, por exemplo: depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno bipolar, dependência química, etc.
No CAPS os pacientes recebem acompanhamento de médico clínico geral, médico psiquiatra, psicóloga, assistente social, enfermagem, bem como, participam de oficinas terapêuticas e grupos terapêuticos que auxiliam nos tratamentos.
A equipe que iniciará o atendimento conta com:
Psiquiatra: Dr. Rafael Colpo Tólio
Médico clínico: Dr. Émerson José Guth
Psicóloga: Gigliela Giacomini
Enfermeira: Muriel Caino
Técnicas de enfermagem: Tânia Kogler e Ângela Neves
Assistente Social: Fábio Gelain
Do CAPS os pacientes podem ser encaminhados para internação psiquiátrica ou para internação em tratamento da dependência química, caso necessário, mas retornam para acompanhamento de manutenção aqui do Centro Municipal.
A manutenção do serviço se dá numa parceria entre as 3 esferas de governo, Ministério da Saúde Governo Federal, incentivos do governo estadual e ainda a contrapartida da municipalidade.
O horário de atendimento do CAPS será das 08 as 18h (sem fechar ao meio dia).