Campanha de Suplementação de Vitamina A será no sábado dia 10

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos deverão tomar a suplementação de vitamina A no sábado 10/06.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirubá (SMS) promoverá a Campanha de Suplementação de Vitamina A somente no sábado dia 10/06. A suplementação é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, que não estejam fazendo uso de polivitamínicos.

A Campanha ocorrerá somente nesse dia nas Unidades de Saúde do município: Posto do Centro, ESFs dos bairros Floresta, Jardim e Hermany, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia; e no ESF Alfredo Brenner, das 13h30min às 17 horas. É recomendado aos pais ou responsáveis que levem o Cartão de Vacinação da criança.

A vitamina A protege a córnea, ajuda a prevenir problemas de visão, evitando que a criança tenha dificuldades para enxergar em locais com pouca luz e, até mesmo, que fique cega. Este nutriente também é importante para a pele, ajuda no crescimento, fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante.

O corpo humano não fabrica a Vitamina A, portanto, necessitamos ingerir através da alimentação. As principais fontes deste micronutriente são fígado, gema do ovo, leite, vegetais verdes e amarelo-alaranjados, além de óleos e frutas oleaginosas.

A reserva adequada de vitamina A em crianças auxilia na redução em 24% da mortalidade infantil e 28% da mortalidade por diarreia.

A suplementação da vitamina A é um programa do Ministério da Saúde e é ministrada de 6 em 6 meses. Por esta razão, quem perder a data do dia 10/06 terá de aguardar a próxima campanha.

 

Clarice Borges

Nutricionista da SMS de Ibirubá