Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada


O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 30/06. A iniciativa é válida para as Unidades Federadas, que ainda não atingiram a meta, vacinarem, ao menos, 90% dos grupos prioritários.

Ibirubá recebeu 8.200 doses de vacina, e ainda não atingiu as metas previstas para o município. Por isto, a Secretaria de Saúde enfatiza à população alvo para procurar as Unidades de Saúde para tomar a vacina, que é gratuita. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacinação contra a Influenza contribui sobremaneira para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe, nos grupos-alvo definidos, em especial frente à situação que o país enfrenta com a pandemia de coronavírus.

No município, apenas os grupos de idosos e profissionais de Saúde atingiram as metas previstas pelo MS. “Grupos como crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas de 55 a 59 anos estão muito abaixo das metas estipuladas pelo Ministério”, informou a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Joice Marques.

Pessoas que se encaixam como público-alvo junto aos grupos prioritários, e que não tomaram a vacina, ainda têm tempo hábil de se prevenirem contra a gripe e reforçarem o seu sistema imunológico. As vacinas estão à disposição nas Unidades de Saúde de Ibirubá para os grupos prioritários elencados pelo MS. “Inclusive, no Posto do Centro e em todas Unidades de Saúde, a Secretaria reorganizou o fluxo de acesso, separando uma entrada específica somente para quem procurar a sala de vacina, evitando, assim, contatos diversos e aglomerações dentro do Posto”, destacou a secretária, Carlota Artmann.

A Secretaria de Saúde lembra as pessoas interessadas para estarem munidas de Caderneta de Vacinação e Cartão SUS. Os profissionais dos grupos têm que levar um documento comprobatório da profissão. Para os pacientes crônicos, receita médica de uso contínuo ou encaminhamento médico.

Ibirubá está com as Unidades de Saúde abertas, no horário das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas, de segundas às sextas-feiras, e podem ser contatadas através dos telefones: PAM do Centro (3324-1430), Posto Progresso 3324-4887, ESF Jardim 3324-1137, ESF Hermany 3324-1019, ESF Floresta 3324-4763 e ESF Alfredo Brenner 3199-0474.

Público-alvo da Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2020

* Indivíduos de 55 a 59 anos (59 anos, 11 meses e 29 dias)

* Crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos (5a11m29d)

* Gestantes

* Puérperas (até 45 dias após o parto)

* Trabalhadores da Saúde

* Professores das escolas públicas e privadas

* Indivíduos com 60 anos ou mais de idade Povos indígenas

* Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

* Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

* População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional

* Forças de segurança e salvamento

* Pessoas com deficiência

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020