A Campanha Vacina Brasil, do Ministério da Saúde, estava prevista para terminar em 31/10. Entretanto, foi estendida até o dia 21/11 em razão de as metas de aplicação (não só em Ibirubá, mas em todo o país) não alcançarem àquelas definidas para imunizar a população de um a menos de cinco anos contra a Poliomielite e para colocar em dia todo o calendário vacinal para crianças a adolescentes menores de 15 anos.
Em relação à Poliomielite, Ibirubá tem como meta alcançar uma população de 925 crianças. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o relatório do dia 03/11, foram aplicadas 852 doses de vacinação contra a Polio, correspondendo a 92,11% do total. No sábado dia 31, DIA D, foram aplicadas 48 doses de vacinas contra a doença. Quanto à multivacinação, 155 doses de vacinas diversas foram aplicadas.
Além da vacinação, o Posto Odontológico também aproveitou para reforçar as práticas de prevenção. A Unidade abriu no sábado, com horários previamente agendados, para avaliação odontológica e nutricional.
A Secretaria de Saúde reforça à população sobre a importância da presença destes públicos-alvo até o dia 21/11, sendo que, no dia 21 (sábado), as Unidades de Saúde estarão abertas como o último dia de vacinação. Às crianças e adolescentes, em idade escolar, será fornecido o Atestado de Vacinação em dia para quem estiver com esquema vacinal completo para apresentação nas matrículas e rematrículas do próximo ano letivo.
Sempre que se dirigir à sala de vacina é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação, o cartão SUS e o CPF. E, nestes tempos de Covid-19, as pessoas devem seguir todas as medidas de proteção, como uso correto de máscaras, higienização das mãos, distanciamento entre as pessoas e evitar as aglomerações.
As salas de vacina das Unidades de Saúde de Ibirubá têm entrada exclusiva, evitando assim o contato com as demais pessoas que procuram o atendimento médico, de segundas às sextas-feiras, das 8 às 11h30min e das 13 às 17 horas.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
imprensa@ibiruba.rs.gov.br