O Campeonato Municipal de Bolãozinho aconteceu durante todo o dia 27/10, junto ao Ginásio Assis de Souza Roque com a presença de cerca de 230 mulheres.
A primeira edição do Campeonato Municipal de Bolãozinho aconteceu em 1991, numa iniciativa da Associação Municipal de Mulheres com a Administração Municipal, através do Departamento Municipal do Desporto (DMD), vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SECTD), junto aos Clubes de Mães. Com o passar do tempo, a Secretaria de Assistência Social, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirubá (STR) e a Emater/RS-Ascar se integraram ao evento, participando também hoje da Comissão Organizadora.
Neste ano, ao comemorar os 25 anos de realização da competição, a Comissão fez um registro alusivo à data na Cerimônia de Abertura, passou fotos dos Campeonatos anteriores em telão, ornamentou um bolo decorativo do aniversário e sorteou alguns brindes entre as participantes, doados por Bazar Toque Mágico, Cotribá, Magazine Streit, Pim Pim, SECTD e Sicredi.
Na Cerimônia de Abertura, Normélia Müller, presidente da Associação, falou de sua alegria pelos 25 anos. “Agregamos um esporte que é de vocês. Mais do que a competição, o importante é a participação, a confraternização. Hoje é um dia muito especial e alegre e devemos cultuar isto sempre”, expressou a presidente.
A secretária da Associação Marisa Dickel de Oliveira fez uma homenagem de reconhecimento à presidente da Associação Normélia por manter a entidade comprometida com o Campeonato ao longo dos anos, que recebeu um mimo das mãos da primeira-dama e secretária do Trabalho, Assistência Social e Habitação (STASH) Fabiana Ritter Alves Grave, que agradeceu as entidades por serem parceiras na caminhada. “Em nome da Normélia, parabenizo a todas as participantes pelos 25 anos de jogos, de integração, de alegrias e tristezas, dos momentos vividos entre vocês”, cumprimentou Fabiana.
O presidente da Câmara de Vereadores Vagner Oliveira relembrou os tempos de criança, quando foi armador de jogos de bolãozinho. “Este evento só acontece porque pessoas como vocês se engajam e se esforçam para que aconteça da melhor forma. É uma alegria para mim estar aqui hoje compartilhando com vocês este momento”, destacou o presidente do Legislativo.
Abel Grave, prefeito municipal, disse ser um privilégio estar presenciando mais uma edição, sendo esta a 25ª do Campeonato. “Nossa vontade é disponibilizar a vocês entretenimento, através de um somatório de valores, principalmente, pela competição, pelo encontro, pela confraternização, pelo estar junto entre família e amigas”, expressou o prefeito Abel, quando também destacou a iniciativa da Associação, parabenizando a presidente Normélia e aos Clubes de Mães pelo engajamento em todos estes anos.
A edição deste ano do Campeonato contou com a participação de 13 Clubes de Mães, que inscreveram 27 equipes. A organização ficou a cargo do Departamento Municipal do Desporto, através do coordenador Ary dos Santos e sua equipe.
Segundo a classificação final em número de pontos, as equipes com as cinco melhores pontuações foram:
- 1º lugar – 531 pontos – C.M. Vitória Rebelato Equipe A, que ganhou um forno elétrico (oferecido pela Prefeitura Municipal de Ibirubá),
- 2º – 517 – C.M. Lar Aliança B – Colcha 5 peças (Associação Municipal de Mulheres),
- 3º – 515 – C.M. Nádia Cristina Vasconcelos – Conjunto de panelas de inox (P.M.I.),
- 4º – 503 – C.M. Caminho do Amor B – Panela de Ferro (P.M.I.) e
- 5º – 499 – C.M. Vitória Rebelato C – Jogo de panela de inox (vereadora Jaqueline Winsch).
Os demais Clubes ganharam uma térmica Invicta 1,8L pela participação, ficando assim a pontuação:
- 6º lugar – Vitória Rebelato B – 497 pontos,
- 7º – Caminho do Amor A – 497,
- 8º – Geni Terezinha Nicolodi A – 495,
- 9º – Berta Wahys – 492,
- 10º – Lar Aliança A – 491,
- 11º – Joana Frick – 491,
- 12º – Olga Ubessi – 489,
- 13º – Olinda Trein A – 487,
- 14º – Edi Diesel – 487,
- 15º – Geni Teresinha Nicolodi B – 479,
- 16º – Leopoldina Becker C – 478,
- 17º – Ida Haudt A – 474,
- 18º – Ida Haudt B – 472,
- 19º – Linda Kappaun A – 469,
- 20º – Caminho do Amor C – 465,
- 21º – Linda Kappaun B – 463,
- 22º – Leopoldina Becker B – 460,
- 23º – Leopoldina Becker A – 452,
- 24º – Sibila Gabe – 450,
- 25º – Caminho do Amor D – 442,
- 26º – Olinda Trein B – 442 e
- 27º – Olinda Trein C – 436.
O Campeonato ainda premiou: jogadora mais jovem: Milena Machado (C.M. Geni Nicolodi) e Kalliany Pereira (C.M. Sibila Gabe), com brindes oferecidos por STR e SECTD), ambas com 13 anos; jogadora mais idosa: Rosa Miguel com 93 anos (C.M. Olga Ubessi), com brinde oferecido pela Emater; e ainda, jogadora com menor número de pinos Geni Reichert com 50 pinos (C.M. Olinda Trein) e com maior número de pinos Elita Schweig 81 pinos (Caminho do Amor), cujos brindes foram oferecidos pelo Gabinete da Primeira-Dama.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020