Casa do Artesanato comemora 30 anos com exposição de peças artesanais antigas

A Associação da Casa do Artesanato convida a comunidade para conhecer e prestigiar a exposição que conta a história dos 30 anos do artesanato em Ibirubá. A mostra será somente no próximo sábado, dia 05/10, das 8h30min às 18 horas, no saguão da Casa de Cultura Osvaldo Krames.

A Associação foi criada em 10 de outubro de 1989 por um grupo de 25 pessoas artesãs, juntamente com o poder público da época. Segundo a vice-presidente da entidade, Andréia Rother, a Associação foi criada sem fins lucrativos. “Na criação, a Associação já fez os registros em ata e é uma organização sem fins lucrativos. Na época também já foi elaborado o estatuto. Foi criada com o objetivo de promoção humana dos artesãos, coordenação, preservação e divulgação do artesanato no município”, informou Andréia.

A Associação tem em seus registros a passagem de mais de 170 artesãos. Hoje tem cerca de 20 sócios atuantes com materiais expostos no espaço que ocupa no saguão da Casa de Cultura para exposição dos trabalhos. O espaço é cedido pelo poder público municipal através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SECTD).

A entidade integra o Roteiro Rural Turístico Essência do Viver, sendo um dos 8 empreendimentos que participaram da capacitação promovida pelo Departamento de Cultura e Turismo, vinculado à SECTD, com a parceria de Emarter/RS-Ascar, Sindicato Rural de Ibirubá e Senar/RS, cujo lançamento ocorreu em dezembro de 2018.

Traçando um comparativo às peças decorativas e artísticas, que hoje são produzidas em série pela indústria, Andréia destacou o trabalho artesanal. “As peças sempre tiveram um valor diferenciado, pois são peças únicas, não ter sido feito em séries, além de todo o sentimento que o artesão imprimiu na sua obra”, enfatizou a artesã.

Para comemorar os 30 anos de atividades, a Associação está organizando uma exposição com peças artesanais antigas, que resgata a trajetória do artesanato em Ibirubá. “No dia 05, estamos organizando um ambiente diferenciado do nosso dia a dia. Fazemos um chamamento para que as pessoas venham nos visitar e prestigiar as peças que retratam uma história de 30 anos”, convidou a vice-presidente da Associação.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020