Casais Grávidos iniciaram um curso preparatório

São 10 encontros abordando os mais diversos assuntos relacionados à gestação e aos cuidados com o recém-nascido. Qualquer gestante e futuro papai poderão participar gratuitamente.

 

O Curso acontecerá de março a dezembro, sempre na última quarta-feira de cada mês, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. O primeiro encontro ocorreu no dia 28/03 com a presença de vários casais grávidos e gestantes.

Em cada encontro, será abordado um aspecto relativo a esse período. No primeiro encontro, em 28/03, a psicóloga Samanta Krugger Pereira falou sobre “Aspectos emocionais da gestação”, havendo várias interações dos participantes.

Os próximos encontros acontecerão em 25/04 com a abordagem “Transformações físicas na gestante”, 23/05 “Nutrição na gestação”, 27/06 “Desenvolvimento fetal”, 18/07 “Parto Natural/Cesárea”, 29/08 “Amamentação”, 26/09 “Cuidados com o recém-nascido”, 31/10 “Linguagem e audição do bebê”, 28/11 “Saúde bucal da gestante e da criança”. O último encontro será no dia 26/12 com uma visita à Maternidade.

A iniciativa é da Secretaria de Saúde de Ibirubá. A ideia surgiu a partir do Grupo de Gestantes, que já vinha acontecendo nas Unidades de Saúde do município. “A equipe de trabalho achou muito mais válido substituir os Grupos de Gestantes das Unidades, que se reuniam durante o dia, por um curso envolvendo o homem, pois ele também tem um papel muito importante durante a gestação e depois com o bebê”, informou a enfermeira Amanda Webber, responsável pela Saúde da Mulher no município. Ela comentou que o homem só se sente pai depois que o bebê nasce. “O quanto antes incluirmos esse pai, melhor será para a família”, destacou a enfermeira.

Em sua fala de boas-vindas e abordagem sobre o Curso, Amanda falou que, se no decorrer do curso o bebê nascer, o casal poderá continuar participando dos encontros, sendo o assunto de seu interesse. “Inclusive o curso é aberto à participação de familiares”, afirmou ela.

Qualquer casal que está grávido, domiciliado em Ibirubá, poderá participar sem custo nenhum. Se em algum encontro, o casal não puder estar presente junto, a gestante ou o futuro papai deverá ir sozinho ou poderá levar algum familiar, que participe da vida da família.

Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato com a Secretaria de Saúde e procurar a enfermeira Amanda Webber. Ou ir diretamente à Câmara de Vereadores nas datas programadas do curso.

Acompanhe o assunto, acessando a página do Curso pelo Facebook, através do endereço Curso para Casais Grávidos.

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020