Paciente com sintomas gripais têm que procurar uma das Unidades de Saúde do município para ser avaliado pela equipe médica. No sistema do governo do estado do RS, na data de 31/07, Ibirubá ocupava a 83º posição entre os 497 municípios gaúchos, com 136 casos confirmados. Incidência de 668,3 por cada 100 mil habitantes.
Até o início da tarde do dia 31/07, o Comitê Municipal de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus em Ibirubá registrou 143 casos de Covid-19, estando recuperados 112, com a doença em atividade 22 e nove pacientes que vieram a óbito.
Pelo Boletim, 866 testes já foram aplicados no município e na data, 14 pessoas estão aguardando o resultado. Segundo o doutor Etiani Messerschmidt, hoje já se tem testes disponíveis o suficiente para atender a demanda do momento. “Além dos testes do Estado, que têm um protocolo a ser seguido para a aplicação do teste, temos também os da Unicruz (pelo termo de colaboração com o Comaja). Por isto, estamos testando todos os pacientes com sintomas gripais. A pessoa tem que procurar o atendimento”, avisou ele.
“Nós seguimos sempre a conduta de busca ativa, vamos atrás do caso. Quando a gente avalia e testa um paciente, já monitoramos e investigamos os contatos dele, em casa, no trabalho ou socialmente. Isolar os casos precocemente é a maneira de diminuir a propagação do vírus na comunidade”, disse o médico da Secretaria de Saúde.
Entretanto, a mensagem do Comitê e da Administração Municipal à população é não relaxar nos cuidados. Que as pessoas sigam fazendo o que se tem preconizado desde o início: higiene e lavagem das mãos com frequência, uso de máscara fácil no contato com as pessoas, evitar a aglomeração de pessoas e manter um distanciamento seguro entre as pessoas. “Com estes cuidados, vamos conseguir passar bem por um tempo até termos a segurança da vacina”, completou Etiani.
Abaixo, registros da reunião do comitê, realizada na terça-feira, dia 28/07, pela manhã.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020