Na manhã do dia 02/04, uma cerimônia foi realizada nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha para oficializar a inauguração de um novo espaço para a escola: 332,10 m2.
A Prefeitura de Ibirubá aluga da Mitra Diocesana de Cruz Alta, através da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Ibirubá, a estrutura predial que é utilizada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Teresinha. Com os investimentos realizados pela Paróquia de Ibirubá, cerca de R$ 500 mil, foram construídas mais quatro salas de aulas e banheiros feminino e masculino.
Além da presença de alunos e familiares, professores, funcionários e comunidade em geral, a entrega oficial teve a participação das seguintes autoridades: pela Igreja Católica: bispo da Diocese de Cruz Alta Dom Adelar Baruffi, padre Miguel Rosati, presidente da Comunidade Católica Celso Endres e membros do Conselho Paroquial de Administração de Ibirubá; pela Administração Municipal: prefeito Abel Grave, presidente da Câmara de Vereadores Dácio Moraes, secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Henrique Hentges e ex-secretária Mariana Ribas Moraes, secretário de Administração e Planejamento Valdir Lagemann; pela EMEF Santa Teresinha diretora Cristiane Dierings, vice-diretora Elisiane Kurz, representante da Associação de Pais e Mestres Rita Helena Bueno Silveira, e alunas Isabela (turma do Jardim) e Marjana (9º ano).
A singela cerimônia iniciou com a benção do Bispo Dom Adelar. “É uma grande alegria estarmos aqui para dar a benção para esta obra, fruto da parceria entre a Paróquia e a Secretaria de Educação. Esta Escola já está abençoada com a presença destes 500 alunos que aqui estudam. Para a Igreja Católica, conforme o histórico lido, sempre foi e é importante a Educação. A Educação quando olha para o ser humano é do plano de Deus. Parabéns à Prefeitura Municipal! Parabéns à Paróquia! Parabéns à Escola”, conclamou Dom Adelar.
O prefeito Abel também retratou a importância da obra para a comunidade escolar e para a Educação do município. “Deixamos a nossa gratidão e nossa homenagem à Comunidade Católica pelo investimento em Educação em nosso município. Vocês têm sido nossos auxiliadores nos ajudando a oferecer a estes alunos e suas famílias este ambiente lindo, espaçoso e luxuoso. Não tem entusiasmo maior do que vermos a alegria e o afeto destas crianças quando chegamos aqui. se hoje eu tivesse que terminar o meu mandato como prefeito, eu terminaria feliz e satisfeito de poder ver a alegria destas crianças com os avanços que realizamos na área da Educação”, declarou Abel.
Entenda o contexto da obra
Em 2017, parte da estrutura predial antiga da Escola Santa Teresinha apresentou sinais de ruptura, com cedência de piso e outras situações que sinalizavam um risco para a segurança dos usuários: alunos, professores e funcionários.
O ano letivo de 2018 da EMEF iniciou com uma parceria com o Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer. Cerca de 100 alunos das turmas dos 2ºs. aos 5ºs. anos foram transferidos para terem aulas junto ao Instituto.
Em paralelo, o Município de Ibirubá, através da Secretaria de Educação, ainda sob a gestão da professora Mariana Ribas Moraes, iniciou tratativas junto à Paróquia Nossa Senhora de Lurdes para resolverem a situação do prédio. Após análise, a Paróquia optou por investir na construção de um novo espaço.
A obra foi executada pela empresa ibirubense PP Engenharia e Construções, sendo iniciada no mês de setembro de 2018, custando à Paróquia de Ibirubá cerca de R$ 500.000,00.
O total da área construída é de 332,10 m2, sendo edificadas três salas de aulas de 46,75 m2 cada uma, uma sala de aula de 43,24 m2 com banheiro de uso privativo de 2,94 m2, banheiro masculino com 22,88 m2 e banheiro feminino com 22,67 m2. Toda a obra foi construída com acessibilidade: rampa, barras de proteção e pia mais baixa nos banheiros.
Cronologia histórica da instituição
A Escola Fundamental Santa Teresinha foi fundada em 1929, pela Comunidade Católica de Ibirubá, com o nome de Escola Paroquial Santa Teresinha.
Em 1935, as irmãs da Congregação de Nossa Senhora assumiram a direção da escola.
No ano de 1988, a Mitra Diocesana de Cruz Alta passou a ser a mantenedora.
Em 2005, a Escola Fundamental Santa Teresinha cessou suas atividades através do Parecer nº 822/2005.
A partir de então, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mathias Jacobs, instalada na Linha Quatro, passou a ocupar a antiga sede da Escola Fundamental Santa Teresinha, numa parceria entre a Diocese de Cruz Alta e a Comunidade Católica de Ibirubá com a Prefeitura Municipal de Ibirubá.
Em 2006, através do Decreto nº 3.180/06, foi alterada a designação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mathias Jacobs para Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha, que segue com esta denominação até os dias atuais.
Fotos: Junior Knoff
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020