A edição IV da Conferência Municipal do Idoso será realizada no dia 30/11 (sexta-feira), às 13h15min, na Câmara de Vereadores. Coordenação do Município de Ibirubá, através da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação (STASH), e do Conselho Municipal do Idoso (CMI).
O tema central “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” norteará as discussões nos seguintes eixos: I – Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas com subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana; III – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
A Conferência Municipal também elegerá 2 delegados e respectivos suplentes, que levarão as propostas do Município para a discussão na Conferência Estadual, e desta, a proposta do RS será levada para a Conferência Nacional.
Segundo a presidente do CMI, Normélia Maria Müller, toda a comunidade é convidada a participar, como integrantes dos Conselhos de Direito, prestadores de serviços segmentos vinculados à pessoa idosa, gestores municipais da Política da Pessoa Idosa, associações de aposentados, representantes dos grupos de idosos e comunidade interessada.
A Conferência foi convocada pelo prefeito municipal Abel Grave por meio do Decreto nº 4.314/2018, de 12 de novembro de 2018. O encontro terá a participação cultural do Grupo da Oase, bem como também apresentará a Caderneta do Idoso.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020