Conferência Municipal de Assistência Social

A décima edição da Conferência acontecerá no dia 04/07, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores.

 

A Prefeitura Municipal de Ibirubá estará promovendo a X Conferência Municipal da Assistência Social, cujos trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação e pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

A Conferência traz como tema a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”. Na discussão, serão tratados quatro eixos:

  1. a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;
  2. gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;
  3. acesso às seguranças sócioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e
  4. a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativas para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Os participantes serão divididos em quatro grupos para discussões das prioridades do Município em relação aos tema e eixos apresentados. Com as discussões, os grupos também poderão deliberar outras prioridades, que serão levadas para a discussão do grupo maior (assembleia).

Após apresentação em plenária, as propostas serão documentadas para serem encaminhadas à Conferência Estadual, que acontecerá em Porto Alegre de 11 a 14/07. A Nacional será de 05 a 08/12/207.

Para a participação do evento estadual, deverão ser indicadas pessoas entre os participantes da Conferência, para que defendam as prioridades do Município no evento maior.

“Como estaremos discutindo as demandas e as prioridades do nosso município nestas questões, é fundamental que a nossa comunidade se faça presente, principalmente aquelas pessoas que, pelo seu conhecimento e pela sua vivência, possam contribuir nas discussões”, destacou a secretária de Assistência Social Fabiana Grave.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRUBÁ

Administração 2017-2020

Assessoria de Imprensa – Magda Pimentel

imprensa@ibiruba.rs.gov.br