Conheça a Dança Sênior

A Dança Sênior é uma atividade que visa desenvolver as habilidades e o bem estar da pessoa idosa, é trabalhada de uma maneira didática com danças estudadas e orientadas.

A Dança surgiu na Alemanha em 1971, sendo trazida ao Brasil em 1978. Sua oficialização aconteceu no ano de 1993, tendo como sede a instituição Bethesda, num ancionato para idosos, em Pirabeiraba/ Joinville/SC. A Dança Sênior era desenvolvida com os idosos hospedados na instituição. O trabalho foi se ampliando e hoje a atividade já é desenvolvida em todo o país.

É destinada a pessoas idosas, mas qualquer pessoa pode participar. Os principais objetivos são estimular a pessoa idosa a integrar-se a um grupo e à sociedade; estimular a auto estima, o desenvolvimento mental e o raciocínio; liberar-se através de movimentos orientados à expressão de sentimentos; desenvolver a motricidade e proporcionar melhoria na coordenação; e exercitar a memorização, permitindo a manutenção da capacidade mental.

As atividades de Dança Sênior compreendem exercícios de motricidade, ritmo e movimentos de coordenação. Existem coreografias com danças sentadas, danças em pé e danças combinadas, com o desenvolvimento de movimentos coordenados com alguns dançarinos em pé e outros sentados.

A Dança Sênior está sendo muito utilizada em exercícios de fisioterapia para pessoas que possuem limitações e com pessoas/alunos que precisam de atendimento especial, como no caso das Apaes.

Em Ibirubá

Em Ibirubá, a atividade iniciou junto à Oase, vinculada à Comunidade Evangélica, tendo como dirigente Avônia Karst.

Desde 2013, a coordenação tem à frente Lorna Schweig. Neste ano, o grupo participante adotou a denominação Grupo Amigas na Fé. A atividade também chegou ao município de Quinze de Novembro em 2015 e, também neste ano, o grupo se denominou Raio de Luz, também com a coordenação da Lorna.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020