A escrituração da área foi documentada em maio passado. A área de 10.000 m2 é oficialmente do Município de Ibirubá. Ato de anúncio à comunidade foi realizado na noite de 13/07, na Praça do bairro Hermany.
Em janeiro passado, o Município recebeu a informação da autorização da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul para a cedência da área ao município pelo DAER. A partir de então, se deu início ao trâmite oficial de escrituração pública. No dia 30/05, o documento foi assinado e a área passou a ser oficialmente do patrimônio municipal ibirubense.
O anúncio à comunidade aconteceu na noite de 13/07, junto à comunidade do bairro Hermany com a presença das famílias moradoras do bairro, de lideranças políticas e comunitárias, servidores e autoridades municipais, e imprensa local.
No momento oficial de falas das autoridades, o presidente da Acisa, Telmo Pedrinho Prass, destacou a importância do momento para o município. “Esta repatriação (da área) é uma conquista maior até que emendas parlamentares que o Município possa receber. Somos privilegiados pelo significado da área para a comunidade. A questão do que fazer e como fazer, será um segundo momento de discussão com a comunidade”, salientou o presidente Telmo.
Para o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Hermany, Avelino Alflen, o retorno da área ao Município foi muito justo. “Os beneficiados não serão somente os moradores do bairro Hermany, mas sim toda a comunidade de Ibirubá. Fica o agradecimento do bairro a todos que correram atrás e se esforçaram para ter de volta esta área”, registrou o presidente Avelino.
Na representação do Poder Legislativo, o vereador André Ferreira Oliveira (Canja) destacou que a conquista é de toda comunidade. “Com certeza, a comunidade do bairro Hermany dará uma destinação em que todos poderão ser beneficiados com este espaço”, falou o vereador Canja.
Ao concluir a formalidade do ato, o prefeito Abel Grave falou do privilégio em estar com a comunidade compartilhando boas notícias. “Conseguimos, através de um ato de coragem, ideias e ações conquistar este espaço que vai melhorar e qualificar muito a vida das famílias do bairro. Num segundo momento, vamos debater junto com a comunidade para projetarmos o que vamos fazer com a área e a maneira que vamos ususfruir dela. Deixo nosso reconhecimento e agradecimento ao Dr. Pedro Westphalen, enquanto secretário Estadual dos Transportes e depois enquanto deputado estadual, por sua participação decisiva neste processo junto à Assembleia Legislativa do Estado. A todos que se engajaram no movimento para trazer esta área, fica a minha gratidão”, concluiu o prefeito Abel.
Confira mais detalhes sobre o processo de cedência em matéria publicada no site da Prefeitura Municipal em 11/01 passado, através do link abaixo
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020