Consulta Popular 2018: saiba como participar da votação

Eleitores de Ibirubá são convidados a participar da votação para selecionar o projeto que receberá recursos do orçamento do Estado em 2018. Dias de votação: 1º, 02 e 03/08.

Ibirubá é vinculado ao Corede Alto Jacuí, que realizou encontros regionais e microrregionais nos meses de junho e julho para definir as prioridades da região que poderão receber recursos do Estado destinados pelo processo de Consulta Popular, dentro do orçamento do governo do RS para 2018.

O total de recursos destinados para a região é de R$ 1,8 milhão. De acordo com o regulamento do processo, Ibirubá deverá atingir 6% do número total de seus eleitores, em torno de 16.400. Ou seja, cerca de 1.000 eleitores para que os recursos sejam concedidos. Por isto, a participação dos eleitores é fundamental para que os investimentos venham para a região.

As prioridades elencadas são:

1. SDR – apoio e ampliação da infraestrutura rural: projetos de armazenamento de água e irrigação em unidades de Agricultura Familiar;
  2. SDR – apoio e ampliação da infraestrutura rural: projetos de melhoria da infraestrutura para acesso à Internet e telefonia no meio rural;
  3. SDSTJDH – equipamentos para galpão de reciclagem;
  4. SSP – aquisição de viaturas, equipamentos e armamento para a Brigada Militar e Polícia Civil;
  5. SES – equipamentos para o Hospital São Vicente de Paulo e
  6. DECT – apoio ao polo tecnológico e incubadora tecnológica.

Neste ano, a votação será eletrônica, tendo três modalidades de votação: On Line (Vota RS), On Line (Aplicativo de Celular) e SMS. Em qualquer delas, será exigido o número do título eleitoral.

Por questões de segurança, nas modalidades em que um mesmo acesso tiver um grande número de eleitores, será exigida uma assinatura do eleitor em uma Lista de Presença.

Caso o eleitor não esteja munido do documento eleitoral, poderá ser feita consulta por nome no site do Tribunal Regional Eleitoral do RS (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome).

On Line – acesso via página Vota RS

O eleitor deverá acessar o site www.vota.rs.gov.br, de qualquer computador com acesso à Internet. A Prefeitura de Ibirubá, a Delegacia de Polícia, o Hospital Comunidade Annes Dias, entre outros pontos, estarão disponibilizando à comunidade pontos de votação através de computadores para acessar o Vota RS, cujos procedimentos estão elencados acima.

Ao acessar o programa, será solicitado o município do eleitor, no caso, os eleitores domiciliados em Ibirubá deverão digitar “Ibirubá”. Imediatamente, será aberta a cédula de votação com as prioridades elencadas na ordem acima. O eleitor deverá clicar sobre a área escolhida. Para finalizar a votação, o eleitor deverá digitar o número do seu título eleitoral.

Cada eleitor deverá acessar o município do seu domicílio eleitoral.

On Line – acesso via aplicativo de celular

Com relação ao acesso pelo equipamento celular, somente será possível através de aparelhos cadastrados junto ao Corede. Pessoas da comunidade de Ibirubá coletarão os votos através dos seus celulares.

Para estes credenciados, o aplicativo Consulta Popular RS está disponível para download pelo Play Store. O usuário receberá um login/senha para o acesso ao software para a votação.

O acesso à Internet será necessário somente nos momentos em que for baixar o aplicativo e no envio das informações. O programa trabalha em off line, pois estará instalado na memória do celular, armazenando as votações realizadas. Nesta modalidade de acesso via celular, o aplicativo aceitará o envio das informações somente nos dias 1º e 02/08.

SMS – acesso via mensagem de celular

O eleitor deverá enviar mensagem de celular para o número 29000 com a palavra RSVOTO#(número do título de eleitor)#(número do programa de 1 a 6, conforme numeração das prioridades acima).