Consulta Popular: a votação será em agosto

Está em andamento o processo de Consulta Popular às prioridades da região para compor o orçamento do Estado do RS. Os próximos passos serão a composição da cédula no dia 06/07 e a votação nos dias 1º, 02 e 03/08.

 

Na manhã de 22/06, o Corede Alto Jacuí realizou em Ibirubá Assembleia Microrregional – 2ª Etapa do Processo de Consulta Popular 2017-2018, junto à Câmara de Vereadores. Para a reunião, foram convidados os municípios de Colorado, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul, além de Ibirubá, que sediou o encontro.

De início, o presidente do Corede Alto Jacuí Roberto Luís Visoto informou que, a partir deste ano, o processo de Consulta Popular deverá ser baseado nas definições do Plano Estratégico de Desenvolvimento das Regiões. “Fizemos “n” reuniões, fomos em todos municípios. Fizemos tudo como tinha que ser e chegamos a uma carteira de projetos, elencados no Plano para o desenvolvimento da região do Alto Jacuí”, informou o presidente.

Das negociações dos Coredes com o governo do Estado, chegou se ao valor de R$ 60.000.000,00, reduzido em relação a anos passados, para ser distribuído aos 28 Coredes em todo o RS através da Consulta Popular. À Região do Alto Jacuí serão destinados R$ 1.835.000,00 para o atendimento das prioridades a serem eleitas pela Consulta Popular. “É obvio que é pouco. Mas, se não defendermos nossas prioridades, não vamos ganhar nem isso”, alertou Visoto.

No encontro, foram discutidos os projetos elencados no Plano Estratégico para a região. Destes, o grupo presente indicou quatro prioridades, sendo elas:

  • Ampliação e modernização da infraestrutura de rede telefônica, permitindo acesso à Internet;
  • Aquisição e renovação de equipamentos na Segurança Pública;
  • Ampliação e qualificação da rede hospitalar de baixa e alta complexidade regional – ampliação física do HSVP (Hospital São Vicente de Paulo);
  • Implantação da incubadora tecnológica – Unicruz.

Estas prioridades serão discutidas e defendidas junto às demais da região na Assembleia Geral, que acontecerá no dia 06/07, em Cruz Alta. Nesse dia, serão escolhidas 10 prioridades/projetos que comporão a cédula de votação popular.

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Ibirubá Olindo de Campos acredita que as pessoas, muitas vezes, estão desacreditadas em relação ao momento político que o país está vivendo. “Como Corede, temos um compromisso para cobrar do governo para que as prioridades elencadas pelo processo de Consulta Popular sejam atendidas”, argumento Olindo.

A votação das prioridades será realizada por meio eletrônico, nas modalidades on-line (através do site www.consultapopular.rs.gov.br), off-line (através de aplicativo próprio da Procergs) e via SMS (através de canal disponibilizado pela Procergs).

A votação acontecerá nos dias 1º, 02 e 03/08. A avaliação final de todo processo será no mês de setembro de 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRUBÁ

Administração 2017-2020

Assessoria de Imprensa – Magda Pimentel

imprensa@ibiruba.rs.gov.br