Consultas e exames especializados através da Secretaria de Saúde

O serviço de agendamento de consultas e exames de áreas especializadas, oferecido pela Secretaria de Saúde (SMS) de Ibirubá continuará, num primeiro momento, acontecendo nos três primeiros dias úteis do mês.

O primeiro dia útil (na próxima quarta-feira dia 1º/02,) é destinado para o agendamento de consultas especializadas, tais como Cardiologia, Otorrinologia, Ortopedia/Traumato, Dermatologia, Psiquiatria, Pneumologia e cirurgias.

O segundo dia útil (na próxima quinta-feira dia 02/02) é reservado para o agendamento das áreas de Fisioterapia, Massoterapia, Psicologia e Fonoaudiologia.

O terceiro dia útil (na próxima sexta-feira dia 03/02) é destinado para o agendamento de exames especializados, que estão dentro do contrato da Prefeitura Municipal com o Comaja (Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí) e os atendidos pelo SUS.

A secretária de Saúde Carlota Artmann explicou, durante entrevista ao informativo de rádio Cidade Viva da Prefeitura Municipal, que os exames que não estão abrangidos pelo Comaja ou SUS não podem ser agendados. “Não há uma forma legal, dentro do poder público municipal, para efetuar o pagamento”, explicou a secretária.

Carlota também alertou que devido à redução do repasse de recursos das esferas Federal e Estadual para a área da Saúde, além da previsão de arrecadação do Município também ser menor neste ano, a Secretaria deverá ter um cuidado na liberação dos exames. “Temos que achar uma forma de atender a nossa população – justificou Carlota -, mas não podemos liberar mais exames do que a nossa capacidade de pagamento”.

Os usuários, sempre que utilizarem os serviços públicos de Saúde, devem apresentar a carteira do SUS. No caso dos exames, devem apresentar o encaminhamento do médico que requisitou o(s) exame(s).