A convite da Federação de Coros do Rio Grande do Sul (Fecors), os Corais Municipal de Ibirubá e Italiano do Grupo Fratelli participaram juntos da programação de encerramento do Natal Luz de Gramado 2018 no sábado dia 12/01.
Ambos os Corais são regidos pelo professor Nei Leandro Schneider, de Selbach, contratado pela Prefeitura Municipal de Ibirubá desde o ano de 2005. Seu profissionalismo e nível de exigência, frente ao seu trabalho com os Corais, impuseram aos grupos a qualidade necessária para participar de uma programação expressiva em nível estadual, como é o caso do Natal Luz de Gramado. Nei ainda trouxe alguns componentes do Coral de Selbach para encorpar o grupo.
A programação inicial deveria ser junto à “Árvore Cantante”. Em razão da instabilidade do tempo, o grande Coral, com 43 vozes, se apresentou junto à rua coberta no centro da cidade para um grande público, cantando sete músicas natalinas e uma popular. “Foi um momento muito importante para os coros de Ibirubá. Toda a cidade de Gramado vive o Natal. Nós estávamos nos preparando desde outubro passado com ensaios muito intensos. A minha intenção era dar um novo ânimo para o grupo, fazê-los participar mais, se empenhar mais para nossas apresentações crescerem mais. É a terceira vez que me apresento em Gramado. E cada vez, é mais emocionante que a outra. Tenho certeza de que o grupo voltou com novo ânimo para 2019. Voltamos muito contentes e emocionados, e os cantores acreditando num novo método de ensaio e estudo. Parabéns a todos que acreditam no Canto Coral”, declarou o regente.
A Administração Municipal de Ibirubá esteve representada pela professora Jussara Rodrigues (ex-secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e atual coordenadora da Educação Infantil na Rede Municipal) e pelo vereador Henrique Hentges (também professor e ex-secretário da pasta).
“Foi maravilhoso ver nossos Corais emocionarem o público e serem aplaudidos em pé, num coro de ‘mais um, mais um, mais um!!!’, no maior evento de Natal do país. O que mostra que estamos investindo certo na Cultura de nosso município, mantendo a nossa tradição de Canto Coral”, comentou Jussara, destacando a dedicação do Maestro e dos coralistas.
“Além dos investimentos que as últimas Administrações têm feito, estimulando o Canto Coral no município, é muito louvável a dedicação voluntária destes coralistas, que levam o nome de Ibirubá para várias partes do estado e fora dele também”, salientou Henrique.
Nei destacou a filiação dos Corais à Fecors, dizendo que somente Corais filiados podem se apresentar na Árvore Cantante. “Agradecemos a Administração Municipal de Ibirubá pelo total apoio aos nossos cantores e por nos ter presenteado com esta oportunidade, arcando com as despesas de transporte e alimentação”, registrou Nei.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020