Corsan perfurou o poço para o abastecimento de água na nova área do Distrito Industrial

Num processo demorado e impregnado de grandes expectativas, o poço de água da nova área do Distrito Industrial foi perfurado entre os dias 19 e 26/06. A obra foi realizada por equipe de Porto Alegre da Corsan, que esteve no município no período.

Após vários contatos mantidos pelo prefeito Abel e pela Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos com a Corsan, desde a liberação ambiental da área em agosto de 2017, a perfuração do poço de água foi um momento muito esperado. “Foi através de bom trânsito político, contatos e planejamento que conseguimos desenrolar um problema que se arrastava há anos. Primeiro foi a questão ambiental, depois os diversos percalços para a perfuração do poço. Mantivemos vários contatos com a Concessionária, inclusive fomos à sede em Porto Alegre por vezes neste ano para colocarmos em ordem de serviço a perfuração do poço. Vencemos mais uma etapa. Estamos buscando recursos junto ao BRDE para realizar os demais serviços de infraestrutura, que deverão acontecer ainda neste ano. Esta é a nossa expectativa”, anunciou o prefeito Abel.

“Talvez esta seja uma das principais etapas para que possamos fazer todo esse processo andar com mais agilidade. Temos diversas indústrias com interesse de investir em nosso município e agora, com certeza, poderemos oferecer uma estrutura de qualidade sem igual na região. Um trabalho que se iniciou lá atrás, com o arrojo da Administração anterior, e que, agora, seguimos com êxito em nosso planejamento,” enfatizou ainda Abel, quando visitou o local na tarde do dia 19/06 para conferir o trabalho e cumprimentar os trabalhadores da Corsan, que desenvolveram um trabalho de excelência.

A nova área do Distrito Industrial está situada na Rua Jeremias Marques de Oliveira, sentido Linha Seis, com entrada na altura do Km 53 da ERS 223. A área de 12 ha foi adquirida pela Administração Municipal em 2011, na gestão de Carlos Jandrey e Francisco Rogério Rebelato. Desde que assumiram em 2017, o prefeito Abel Grave e o vice-prefeito Alberi Behnen encamparam o compromisso de finalizar o processo e entregar a área com a infraestrutura básica para a comunidade interessada.

O poço teve uma profundidade de 220 metros perfurados com vazão de água em torno de 10.000 mil litros/hora. “É o suficiente para abastecer essa área industrial e deverá sobrar água ainda”, avisou o secretário de Indústria, Comércio e Empreendimentos Telmo Pedrinho Prass.

Os serviços que ainda faltam realizar na área é terraplanagem, pavimentação asfáltica das ruas, passeios públicos, energia, canalização pluvial, rede de abastecimento de água com reservatório.

A nova área de 9,7848 ha deverá ser distribuída em 39 lotes de 1.500 m2, mediante critérios que estão sendo definidos.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020