A pandemia de Covid-19 ainda está em franco crescimento. Após meses de uma regressão no número de casos, praticamente em todo o mundo, o país, o estado do Rio Grande do Sul e o município de Ibirubá, o contágio volta a confirmar a doença.
Diariamente, Ibirubá vem registrando casos confirmados da doença. Desde a 48ª Semana Epidemiológica da doença Covid-19 no RS (de 22 a 28/11) até 10/12, Ibirubá registrou 76 casos positivos. Este número leva a pandemia aos níveis do início do mês de outubro passado, quando recém, estava saindo da fase de pico do contágio.
Outrossim, a região de Cruz Alta, a de número 12 do Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, continua com alto risco de contágio de coronavírus: Bandeira Vermelha. O Governo do Estado do RS suspendeu temporariamente a cogestão, que permitia aos municípios adotarem protocolos mais leves que a bandeira em vigente, além de adotar medidas mais restritivas como a suspensão de eventos corporativos e públicos de final de ano e a restrição do horário de funcionamento do comércio e restaurantes.
A Administração Municipal de Ibirubá e o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 reiteram a adoção das normativas estaduais do Modelo de Distanciamento Controlado para os segmentos econômicos e conclama à comunidade para não desistirem dos cuidados recomendados pelas autoridades de Saúde: uso obrigatório de máscara ao saírem de casa, manter distanciamento entre as pessoas fora do seu núcleo familiar, evitar aglomerações e usar álcool gel ou água e sabão para higienizar as mãos.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020