Covid-19: número de casos ativos está em ritmo decrescente no município


Felizmente, 32 pessoas já estão curadas. Nesta última semana, Ibirubá chegou ao total de 43 confirmados, estando apenas 10 pessoas ainda sendo monitoradas, estando em isolamento domiciliar.

Semanalmente, ou sempre que há necessidade, o Comitê de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus tem se reunido para avaliar e monitorar o cenário da pandemia de Covid-19 em Ibirubá. A seguir, registros de assuntos abordados na reunião do Comitê no último dia 16.

Nesta semana, o cenário esteve mais animador, à medida que as pessoas acometidas com o novo coronavírus estão conseguindo passar pela doença com o isolamento domiciliar e monitoramento constante da equipe de saúde do Município, sem a necessidade de intervenção hospitalar. E ainda, destaca-se que o número de curados está maior que o número de pessoas com a doença.

Na Secretaria de Saúde, onde também funciona o Posto de Atendimento Médico central, depois de confirmado o primeiro caso de Covid-19 internamente, já foram aplicados testes nos servidores e profissionais que atuam ali. “Estamos monitorando nossa equipe e seguindo todo o protocolo de atendimento determinado pelo Ministério da Saúde. Se algum sintoma característico de coronavírus aparece em alguém, há o afastamento, e seguimos trabalhando, mesmo com uma equipe enxuta, para atender a nossa população da melhor forma possível”, informou a secretária da pasta, Carlota Artmann.

O atendimento da farmácia da unidade central está causando uma certa preocupação, pois a procura tem sido grande pelas pessoas. Carlota informou que está sendo estudado a dinâmica de atendimento da Farmácia de forma a se evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas.

A Secretaria também informou que está sendo chamado para trabalhar um profissional médico, aprovado no Concurso Público 2018, para otimizar o atendimento à população.

O doutor Etiani Messerschmidt chamou a atenção quanto ao contágio. “Estudos e a experiência estão mostrando que o distanciamento tem ajudado, porque o contágio está sendo feito por via respiratória”, comentou o médico. Diante da informação, foi levantada a situação de que em alguns locais do comércio não está sendo mais controlado o fluxo de pessoas, como estava sendo feito mais no início da pandemia.

Foi recomendado ao presidente da Acisa, Luís Sfalcim, integrante do Comitê, para que reforce junto ao empresariado local para não flexibilizar as medidas de segurança, fazendo o distanciamento e o controle do número de pessoas dentro do estabelecimento de acordo com o que diz o PPCI de cada local.

Etiani destacou o trabalho realizado no atendimento da população dentro da Atenção Básica. “Como não temos capacidade hospitalar para as situações de gravidade, é muito importante o atendimento da Atenção Básica, pois este tem resolvido 85% dos casos, evitando a evolução dos sintomas”, revelou o médico.

O prefeito Abel Grave comentou que o Exército tem sido parceiro do Município e que durante a semana, novamente o grupo de Cruz Alta estaria em Ibirubá auxiliando na prevenção ao novo coronavírus. E, de fato, nos dias 17 e 18, foram realizadas ações de sensibilização e de desinfecção de ruas e fachadas, como pode ser conferida em matéria jornalística específica.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020