Decoração natalina 2020 em Ibirubá: inspiração para a renovação da vida

Por ser um ano atípico, por causa da pandemia de Covid-19, a decoração de Natal foi instalada em pontos estratégicos do município de Ibirubá: Trevos Principal e Secundário, Casa de Cultura Osvaldo Krames, Prefeitura Municipal e Praça General Osório.

O ano de 2020 ficará para a história como um ano de muita tristeza, de muitas dificuldades e muitos desafios trazidos pela pandemia de coronavírus. Com muita cautela, a administração pública de Ibirubá organizou as suas festividades natalinas – uma programação sem a presença de público.

E a época de final de ano não poderia ficar sem um entretenimento que reportasse a comunidade ao clima natalino – os enfeites de Natal. “Por isto – disse o prefeito Abel Grave -, fizemos investimentos na decoração de Natal para alegrar os nossos munícipes, revivendo esse clima comemorativo ao nascimento de Jesus Cristo, que nos deu uma oportunidade de vida, nos ensinou como devemos comportar e viver em sociedade”.

A equipe de ornamentação tem a coordenação da artesã Lucy Andrade (contratada para este fim) e a colaboração dos servidores da Secretaria de Obras e de outras pessoas voluntárias. Desde a segunda quinzena de novembro, nas dependências do depósito da Prefeitura (na antiga Macon’s), o grupo trabalhou a restauração e remodelação das peças e materiais já existentes, usando também recicláveis, velas, arames, ferro, tecidos, festões, fitas, etc.

Segundo Lucy, a decoração deste ano trouxe um pinheiro novo, ao lado do tradicional presépio, junto à Praça. “O pinheiro atrás da casinha também é um espetáculo. Confesso ser uma das minhas peças preferida”, revelou a artesã. “O Trevo Secundário traz um presépio diferente, dando a ideia de que, após o nascimento de Jesus, José e Maria seguiram viagem com o pequeno, levando paz, amor e bênção por todos os lugares… Com esta ideia, nossa decoração faz alusão de bênçãos aos viajantes”, explicou Lucy.

Através da ornamentação de Natal, a Administração Municipal de Ibirubá quer deixar uma mensagem de renovação da vida, de esperança para recarregar as energias das pessoas e acreditar que haverá dias melhores.

Fotos: Assessoria de imprensa da PMI e colaboradores voluntários

Equipe de ornamentação:
da esq. p/dir.: Oneide Neuland, Carlos André da Rosa (Museu), Neusa Marlise Metzdorf, Lucy Andrade, Edemilson de Oliveira (Fuscão), Valquíria Wollmann (Kika) e Nelson Wilges. Também integram o grupo Van Carlos Terres (Bugui), Cássio Martins, e o terceirizado Danilo

Registros da Praça General Osório:

Casa de Cultura Osvaldo Krames:

Monumento do Imigrante:

Prefeitura Municipal:

Trevo Principal:

Trevo Secundário:

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020