Dia 28 tem Caminhada em prol da Saúde Mental


A comunidade está sendo convidada a participar da Caminhada para Conscientizar as Pessoas sobre a Importância da Saúde Mental. Será na próxima terça-feira, dia 28, com saída em frente ao Posto de Atendimento Médico do Centro (PAM), às 8 horas, seguindo pela Rua Sete de Setembro, Praça General Osório, Rua General Osório, retornando ao Postão.

A partir do ano de 2000, a Organização Mundial da Saúde vem alertando a população mundial sobre o crescimento de doenças mentais. Por esta razão, o Ministério da Saúde instituiu uma campanha de alerta e conscientização da importância da Saúde Mental para se ter qualidade de vida: Janeiro Branco.

Então, dentro dessa orientação, a Secretaria de Saúde de Ibirubá, com o apoio do CRAS, está fazendo um chamamento à comunidade para pensar sobre a Saúde Mental, participando de uma ação no próximo dia 28/01. “Faremos uma caminhada e convidamos toda comunidade para se engajar nesse movimento. Quem puder, use uma peça de roupa branca. É um alerta que fazemos para as pessoas refletirem sobre a forma como tem vivido a sua vida”, convidou a secretária da pasta, Dileta das Chagas.

Cada pessoa tem a responsabilidade sobre a sua vida. A Campanha também tenta desmistificar a busca por profissionais de Saúde Mental. “Ninguém precisa se sentir constrangido por precisar do auxílio dos profissionais. Eles estão aqui para ajudar as pessoas a prevenirem doenças ou a trata-las”, alertou a secretária.

Segundo a psicóloga da Secretaria de Saúde, Marinilse Battistel, é importante as pessoas se darem conta de que a Saúde Mental não é só a ausência de transtornos mentais, transtornos psiquiátricos ou doenças mentais. “A Saúde Mental é muito mais ampla. Ela fala da nossa qualidade de vida, das nossas condições subjetivas de enfrentar as adversidades de todas as áreas da nossa vida”, destacou ela.

A psicóloga do CRAS, Valéria Morocini, explica o porquê da Campanha ser no mês de janeiro. “É o mês das promessas em que as pessoas querem mudar suas vidas. É um mês que a gente para para pensar na vida, no trabalho, nos objetivos… é o mês em que começam os regimes, as dietas, iniciando novos processos de vida”, ilustrou Valéria.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020