Dia D da Vitamina A será no sábado 12 de dezembro


Crianças de seis meses a menores de cinco anos deverão tomar a suplementação de Vitamina A no sábado 12/12 junto às Unidades de Saúde de Ibirubá, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Criança que já faz o uso de polivitamínico com Vitamina A ou a suplementação isolada não precisa receber a dose, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ibirubá estará disponibilizando o sábado 12/12 para um dia exclusivo para a suplementação de Vitamina A nas Unidades de Saúde do município: Posto de Atendimento Médico do Centro (Postão), ESFs dos bairros Floresta, Jardim e Hermany, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Os pais ou responsáveis devem levar o Cartão de Vacinação da criança, Cartão SUS e CPF.

As Unidades seguirão todos os protocolos de segurança para evitar o contágio de Covid-19. A administração das doses será feita em locais abertos e ventilados. As pessoas deverão usar máscara facial, manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e higienizar as mãos com álcool gel, disponibilizado pelas Unidades.

A nutricionista da Secretaria de Saúde, Clarice Borges, informa que a Vitamina A é um importante nutriente para as crianças, já que o corpo não a produz e se deve ingerir através de alimentos como fígado, gema do ovo, leite integral, vegetais amarelo-alaranjados e verde escuro. “A adequada ingestão desse nutriente garante uma imunidade melhor, prevenindo infecções, diarreia, um melhor aprendizado, melhor desenvolvimento ósseo, melhor saúde ocular, melhora na síntese de hemoglobina evitando a anemia, entre outros benefícios”, explicou Clarice.

O Ministério da Saúde promove a Suplementação da Vitamina A de seis em seis meses. Por esta razão, quem perder a data do dia 12/12 terá de aguardar uma próxima data.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020