Drive Thru da Solidariedade uma ideia que movimentou a cidade

O Drive Thru da Solidariedade aconteceu na tarde do dia 15/05, na esquina das Ruas General Osório com Firmino de Paula. Equipe de servidores da Secretaria de Assistência Social e integrantes da Sobeni receberam as doações entregues pela população, que por ali transitou. O trânsito estava sob o monitoramento do Departamento Municipal de Trânsito.

Neste ano, a Semana da Solidariedade aconteceu, e a Campanha do Agasalho está acontecendo, com uma dinâmica diferente de atividades, imposta pela realidade trazida pela pandemia de Covid-19.

O relatório das doações registrou 212 quilos de alimentos não perecíveis (72 kg de arroz, 9 kg açúcar, 31 kg farinha de trigo, 6 kg farinha de milho, 35 kg feijão, 3 pacotes de lentilha, 2 pc lentilha, 2 pc leite em pó, 2 pac bolacha doce, 27 pc massa e 15 latas de azeite); e ainda, 53 cobertores, 12 lençois e 14 fronhas.

Diante das restrições de realização das atividades tradicionais à programação da Semana, a Secretaria recebeu uma indicação da Câmara Municipal de Vereadores, proposta pela vereadora Jaqueline Winsch. A sugestão foi a organização de um drive-thru solidário para receber doação de alimentos, cobertores e outros. “A Semana da Solidariedade é um dos maiores eventos de cunho social do município desde 2009. Por esta razão e pela necessidade da efetiva participação da comunidade num momento como este, propomos a realização de um drive-thru. Desta forma, podemos fortalecer a solidariedade e o amor ao próximo, tão necessários às famílias necessitadas de Ibirubá”, declarou Jaqueline, também ex-secretária da pasta.

Segundo o secretário de Assistência Social, Rudi Schweig, o Drive Thru foi uma experiência nova, diferente e atual, que não deixa de ser um pedágio. “Achamos diferente e fizemos. Como foi uma primeira experiência, por indicação da vereadora Jaqueline, a comunidade ainda não estava bem informada sobre o assunto. Mas, os resultados foram plenamente de acordo como nós pensamos, pois sabíamos que, por ser uma primeira vez, ainda a ideia não estava totalmente difundida”, destacou Rudi.

Em entrevista a esta reportagem, Rudi agradeceu a proposição da vereadora Jaqueline, a equipe de colaboradores voluntários, à Sobeni, e a todas as pessoas que se moveram e ajudaram. “Estamos muito felizes, porque, certamente, toda essa doação está e estará sendo recebida por aquelas pessoas realmente necessitadas”, certificou o secretário.

Rudi também informou que, até o dia 31 de julho, a comunidade poderá fazer suas doações de alimentos não-perecíveis, cobertores, roupas de cama e meias. “Lançamos a Semana da Solidariedade e a Campanha do Agasalho imaginando que, com estes materiais, as pessoas estando aquecidas e tendo alimentos à mesa, poderão sobreviver com essas providências arrecadadas na campanha.

A Secretaria está organizando as cestas básicas, que estão sendo ofertadas às pessoas cadastradas nos programas sociais da pasta e, excepcionalmente, para aquelas que perderam seu emprego ou estão vivendo alguma outra dificuldade em razão das restrições decretadas pela pandemia de coronavírus em Ibirubá.

As doações deverão ser entregues na sede da Secretaria, à Rua Diniz Dias, 702, logo abaixo da Prefeitura Municipal.