Encontro Cultural com usuários dos programas sociais de Ibirubá

Uma tarde especial foi realizada no dia 31/08, no Centro Social Progresso, com a participação dos integrantes de todos os programas sociais oferecidos pela Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação.

A Secretaria atende um grande número de pessoas diariamente através dos vários programas sociais que desenvolve diariamente, sendo eles, Centro Social Floresta, Padarias Comunitárias, Grupo de Terceira Idade Conviver, Curso de Alfabetização Divertida, Projovem, idosos em situações prioritárias, Família Nota 10, e ainda os atendimentos individualizados pelo Cras e Simase.

A ideia de reunir os participantes (usuários) de todos os programas surgiu das reuniões internas realizadas entre a equipe da Secretaria. “Precisamos sempre melhorar os nossos serviços e levar de maneira mais ampla as informações e as atividades realizadas pela Secretaria”, justificou a secretária da pasta, Jaqueline Winsch.

A programação contou com vários momentos. A parceria com o Escritório Municipal da Emater disponibilizou a vinda da palestrante Silvana Canova, da própria instituição, para uma conversa motivacional com o grupo. Silvana abordou temas como respeito, família tem a responsabilidade de educar e a escola de ensinar o conhecimento, cultura da paz proporciona o direito à vida e à segurança através de uma educação sem violência.

Ao final de sua explanação, Silvana deixou a seguinte reflexão: “Não basta morar em Ibirubá. É preciso se comprometer, compartilhar para fazer deste município o melhor lugar para se viver”.

O objetivo maior da atividade foi fortalecer a função protetiva da família, a autonomia, a inclusão social e o fortalecimento de vínculos, além de possibilitar a ampliação do universo de informações pertinentes aos cidadãos usuários, além de mostrar o lado artístico e cultural que a Secretaria desenvolve junto aos seus programas.

A secretária Jaqueline também deixou uma mensagem de entusiasmo para o público presente. “Estamos muito felizes em trazer vocês neste encontro para socializar, aprender, conhecer a cultura que se vive na Secretaria de Assistência Social, mostrar o trabalho que é realizado por toda a equipe, que se dedica com atenção, carinho e procura fazer o melhor para vocês. Todos nós aprendemos todos os dias, independente da nossa idade. Como é importante ter a mente aberta para pensar que todos os dias são dias decisivos para aprendermos coisas novas, a sermos melhores e a aprendermos a melhorar a nossa vida e a daquela pessoa que está ao nosso lado”, destacou Jaqueline.

Todos os participantes do encontro receberam a cartilha “Educar é possível… a quem cabe esta tarefa?”, produzida e confeccionada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), além de uma muda de flor silvestre.

Participação das equipes

Cras – A psicóloga Valéria Morocini reproduziu um vídeo motivacional e deixou um questionamento ao grupo para reflexão “Você tem sonhado com o quê?”.

Projeto Alfabetização Divertida – A professora do curso de alfabetização, Marlise Sieben, trouxe em forma de jogral, com a participação dos alunos, as diretrizes e os objetivos do Projeto.

Centro Social Floresta – O CSF participou com os alunos que estudam no turno da tarde na instituição. Um grupo de alunas, que participam da Oficina de Danças, apresentou duas coreografias, sob a condução da professora Michele Menezes. Os irmãos Deivid e Kainã cantaram duas músicas. E foi apresentada a nova professora de música que trabalhará com a Oficina de Canto, Sibeli Trentini, que cantou a canção Aleluia.

Coral Conviver – O Coral Conviver, formado por 30 integrantes idosos, apresentaram três músicas do seu repertório.

 Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020