Encontro de Primeiras-damas e Soberanas discutiu justiça restaurativa

Na sexta-feira, 13/10, foi realizado o Encontro de Primeiras-damas e Soberanas durante a 11ª Expoibi em Ibirubá. O evento, que reuniu representantes de vários municípios da região e antecedeu a abertura oficial da Feira, teve como anfitriãs a primeira-dama de Ibirubá e Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação, Fabiana Ritter Alves Grave, e da Corte do município, formada pela rainha Jhovana Formentini, pela Senhorita Turismo Bruna Larissa Guedes, e pelas princesas Júlia Kunz dos Santos e Tauane Caroline Floss.

Durante o encontro, a Secretária de Educação de Ibirubá, Mariana Ribas Moraes, apresentou para os participantes o trabalho de justiça restaurativa, que vem sendo desenvolvido no município de Ibirubá. De acordo com ela, o projeto objetiva aplicar técnicas de desenvolvimento humano como uma política pública no tratamento de conflitos pessoais e interpessoais, para a construção da cultura da paz entre os envolvidos direta e indiretamente.

“Este é um projeto piloto que está sendo implantado no município, a exemplo do que já acontece em escolas de países como Canadá e França. Através deste aprendizado da cultura da paz, queremos que todos os profissionais da Educação estejam mais preparados e mais bem resolvidos consigo mesmos. A partir disso, esperamos que as relações entre colegas e entre professor-aluno venham a gerar uma comunidade escolar com menos conflitos, mais ética, mais tolerante e que respeite as diferenças”, observou Mariana Ribas Moraes.

O projeto é composto por gestores da SMECTD, professores, tutores e alunos da rede municipal e assessorado pelo Professor Maicon Rodrigo Tauchert. Ele é formado em Direito pela Unicruz, possui Mestrado em Direito pela URI Santo Ângelo e é Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins, de onde retornou recentemente.

A adesão das escolas fica a cargo da própria instituição querer participar ou não. “Com os resultados que esperamos alcançar, acreditamos que toda a Rede Municipal deverá aderir ao Projeto, inclusive o prefeito Abel sinalizou estudar a possibilidade de estendermos este trabalho a todos os servidores da Administração Municipal”, concluiu.

Durante o encontro, que também teve participação do Professor Maicon Rodrigo Tauchert, foi aberto espaço para discussão do assunto com as primeiras-damas presentes, onde puderam tirar dúvidas e levar este projeto como exemplo para os seus municípios.

 

ClicSoledade Portal e Comunicação e

Assessoria de Imprensa da 11ª Expoibi

www.ClicSoledade.com.br