Quem trafega pela ERS 506 diariamente espanta com o ritmo de obras que a Construbrás, empresa contratada para realizar o trecho de 9 km, de Ibirubá até Alfredo Brenner, imprime no canteiro desde que iniciou.
Com previsão inicial de 2 a 3 km de estrada a empresa confirma que já tem a liberação assinada pelo governo do estado para os 9km que ligam a cidade de Ibirubá à sua localidade Alfredo Brenner. Nesta previsão inicial compreendia o trecho urbano da ligação com a RS223, o que primeiramente fora levado novamente para projeto, afim de alargar a pista existente em uma quantia considerável, preparando o trecho para o crescimento urbano esperado para o local.
Na obra observa-se inicialmente a grande movimentação de maquinários pesados que mexem com a terraplenagem, fazem cortes e nivelam os graus de inclinação das lombas para baixo, ou seja, baixa-se em alguns locais e coloca-se em outros para que as subidas sejam suaves, facilitando o deslocamento principalmente para veículos de carga, e conferindo mais segurança de trafegabilidade aos usuários.
Os diretores da Construbrás estiveram nos últimos dias visitando o Prefeito Abel Grave, afim de definir parcerias que deem ritmo ainda mais acelerado a obra, como liberações de pedreira, auxílio no contato com empresa concessionária de rede elétrica e outros assuntos pormenores, mas que demandam de tempo para resolutividade.
Se não enfrentar problemas climáticos graves, conseguir liberações em tempo hábil e continuar com aval do Palácio Piratini, a Construbrás espera entregar a ligação cidade-Alfredo Brenner ainda no ano de 2022. Assim estamos na expectativa, de ver o crescimento em mais uma região de nossa Terra da Pitangueira. E não sem antes externar nosso sentimento de gratidão pelo empenho das lideranças ao longo de muitos anos para a realização dessa sonhada rodovia, e logicamente ao Governo do Estado, através do Governador Eduardo Leite, pela seriedade com que se comprometeu com a causa, e que entendeu a necessidade de tornar realidade a pavimentação da ERS506.