Estudantes da Rede Municipal de Ibirubá receberão uniformes escolares

O prefeito Abel Grave convocou, na tarde de 23/07, as diretorias das escolas da Rede Municipal de Ensino. Acompanhado do secretário de Educação, Henrique Hentges e da equipe de coordenação pedagógica, Abel anunciou o fornecimento de uniformes escolares a todos os alunos da Rede.

A explanação da ideia foi muito bem recebida pelas diretoras das cinco Emeis, quatro Creches e quatro Escolas de Ensino Fundamental, instituições que compõem toda a Rede Municipal de Ensino. O grupo já fez sugestões para a para a confecção do uniforme, como cores, modelos e a forma de distribuição aos alunos.

Dando início ao processo, a Secretaria de Educação já está providenciando orçamentos com alguns fornecedores para embasar o procedimento de licitação, que acontecerá ainda neste ano. “Queremos que os uniformes já sejam disponibilizados aos alunos para o início do ano letivo de 2020”, sinalizou o prefeito.

Boa parte da reunião foi pautada pela abordagem sobre os benefícios do uso do uniforme escolar. “É um grande benefício para se ganhar tempo ao escolher o que vestir nas crianças, representando uma economia nas despesas da casa. Além disto, também é uma importante via para evitar as diferenças no colégio. O uniforme tornam os alunos mais iguais, evitando que algumas se sintam inferiores ou menos valorizadas do que outras”, avaliou Abel. O secretário Henrique completou dizendo que “inclusive, reduz as provocações e conflitos entre os alunos. O uniforme faz com que as crianças se sintam mais próximas e se torna mais fácil a identificação por parte dos professores quando têm que sair da escola para excursões, atividades e etc”.

A ideia inicial é disponibilizar a cada um dos 1.800 alunos da Rede um uniforme completo através de um kit com duas camisetas, calça e jaqueta, e bermuda. Ainda existe a possibilidade de se incluir um tênis. As auxiliares de ensino serão contempladas com duas camisetas.

Atualmente, os alunos adquirem os uniformes adotados pelas próprias escolas. Dentro da proposição de uniforme único para a Rede Municipal, não serão descartadas as peças atuais já existentes em cada escola, devendo serem utilizados em rodízio.

A ideia surgiu de uma política de valorização do Ensino Público Municipal, que já vem ocorrendo ao longo das últimas gestões. “Temos priorizado com muita ênfase a questão da infraestrutura das escolas, principalmente, em relação à Educação Infantil com o aumento do número de vagas, melhorias de espaços, incrementos de materiais pedagógicos e recreativos, formação dos profissionais da Educação”, explicou Abel.

Atividades extracurriculares

Outro assunto que foi abordado com as diretoras foi a proponência de se normatizar e incrementar as atividades extracurriculares oferecidas na Rede. “Tomamos como referência o município de Campo Bom, que desenvolve o Programa Acolher – Desafios para além da jornada escolar, que oferece atividades extracurriculares muito bom, uma referência para o estado”, argumentou o secretário de Educação, Henrique. O Programa prevê atividades contínuas de estudo, esporte, cultura e lazer, com escopo primordial de evitar evasão escolar, trabalho infantil e o contato com as drogas ilícitas.

Hoje, a Rede Municipal já desenvolve atividades como Escolinha de Voleibol, Escolinha de Futsal com a parceria da Asif, Coral Infantojuvenil Utopia e Banda Municipal. “Nosso desejo é incluir novas modalidades esportivas e culturais”, previu Henrique.

O Setor Jurídico está fazendo um estudo para elaborar um Projeto de Lei para normatizar um Programa de Atividades Extracurriculares em Ibirubá, com previsão para entrar em vigor a partir de 2020.

 Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020