O Município de Ibirubá tem o Exército Brasileiro, através do 29º Grupo de Artilharia (GAC-AP) de Cruz Alta, como um grande parceiro em ações junto à comunidade. Especialmente, neste ano, para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e dos casos de Dengue.
Sempre que a Administração Municipal de Ibirubá requisitou apoio do GAC, foi atendida com missões no município. Inúmeras vezes equipe de soldados estiveram em missão na cidade, tanto em ações educativas de conscientização das pessoas em relação à importância do cumprimento das medidas de proteção com carrossom e panfletagem educativa, quanto em serviços de desinfecção de fachadas dos locais com grande circulação de pessoas, bem como de unidades de saúde do município.
Em entrevista a uma rádio local, o chefe da equipe de descontaminação do GAC, o 2º tenente Vitor Barros, falou sobre a missão. “Pela terceira ou quarta vez, estamos hoje apoiando a cidade, em virtude da necessidade do município em reforçar as ações de combate ao novo coronavírus. Nossa equipe fez treinamentos na EASA (Escola de Aperfeiçoamentos) de Cruz Alta, recebendo instruções básicas para realizar serviços de desinfecção, devidamente protegidos com os equipamentos de segurança. O produto utilizado é o cloro numa densidade mais elevada (hipoclorito de sódio), de forma que seja letal ao vírus, mas que não afete a população”, explicou o tenente.
A ação do dia 17/09 contou com 13 militares, divididos em três subequipes nos seguintes serviços: desinficação de lugares públicos (lojas, farmácias, hospital, bancos e postos de saúde); panfletagem com abordagem pessoal; e carrossom com mensagens educativas pelas ruas da cidade.
Segundo Barros, Ibirubá é um dos municípios da área de abrangência do 29º GAC-AP de Cruz Alta com mais solicitações de auxílio. Cruz Alta e Marau também já receberam missões neste sentido. O Grupo tem um retorno muito positivo da população como um todo, pois tem ajudado muito quando a missão é realizada.
A Administração Municipal vê o apoio do Exército como forma de chamar a atenção da população para a importância do cumprimento das medidas de proteção, visando conter o crescimento exponencial de casos de Covid-19, que têm acontecido em Ibirubá.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
imprensa@ibiruba.rs.gov.br