Ibirubá confirmou mais três casos de Covid-19


No período de uma semana, Ibirubá confirmou a presença de cinco casos de Covid-19. Os dois primeiros casos foram de pessoas do município que estiveram fora e foram contaminados. Os três seguintes já foram contaminados localmente.

Na tarde de 13/05, um comunicado oficial do Gabinete Municipal de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus em Ibirubá confirmou mais três casos de Covid-19 no município. Na semana anterior, duas pessoas já haviam testado positivo.

Extraordinariamente, o comitê se reuniu junto ao Gabinete do Prefeito Municipal na primeira hora da manhã do dia 14 (quinta-feira). Através de testes rápidos, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, confirmaram dois pacientes do sexo feminino, uma de 11 e outra de 34 anos, e também um paciente do sexo masculino de 38 anos. Segundo a equipe médica integrante do comitê, até então, os pacientes encontravam-se estáveis e já estavam, há alguns dias, em monitoramento e isolamento domiciliar, permanecendo agora pelos próximos dias da mesma forma.

A reunião focou bastante a necessidade da divulgação constante de orientações educativas de proteção. O médico pediatra Oromar Suertegaray, presidente da Unimed Alto Jacuí, participou da reunião e parabenizou a condução das ações pelo comitê e pelo prefeito Abel. “Gostaria de enfatizar que o comércio e o município precisam manter a economia funcionando. Para isto, será necessário que as pessoas se conscientizem que elas serão responsáveis por isto. Se conseguirmos deter a proliferação rápida do vírus, vamos conseguir manter a cor da bandeira que Ibirubá hoje tem, de acordo com a classificação do governo do Estado: laranja. E assim, a vida e a economia vão se mantendo bem próximas de sua normalidade em Ibirubá”, preconizou Oromar.

Oromar destacou que os testes de Covid-19 em Ibirubá estão sendo utilizados corretamente pela Secretaria Municipal de Saúde. “A Unimed comprou testes, que ainda não foram entregues, mas que serão usados dentro do protocolo do município de Ibirubá para que sejam aplicados nas pessoas certas”, recomendou o médico.

Temos que ser cidadãos neste momento, fiscalizar se toda a sociedade está agindo corretamente quanto aos cuidados de proteção, higiene das mãos e sanitização dos ambientes. “Vamos incorporar o costume de usar máscara e de lavar as mãos e/ou usar álcool gel. Assim, como hoje se incorporou em nossos hábitos e cultura que não é permitido fumar em ambientes fechados”, sugeriu o doutor.

Dentre vários assuntos alusivos ao dia a dia do cenário de pandemia no município tratados na reunião, o comitê pediu a divulgação por todos os integrantes dos (números de) telefones disponíveis como auxílio à população.

O prefeito Abel falou sobre a fiscalização na implementação dos decretos estadual e municipal no município. “Teremos uma fiscalização maior, apesar do nosso quadro de fiscais reduzidos. A Polícia Civil, Brigada Militar e também o Corpo de Bombeiros estarão nos auxiliando na fiscalização. Não é da nossa vontade a restrição, mas todos precisam estar comprometidos com o enfrentamento desta crise. Não vamos vencer sozinhos, mas, unidos, tenho a certeza de que venceremos todos os desafios”, falou ele.

Ele acredita que 95% da população tem ajudado a combater a propagação do vírus, mas alguns ainda não entenderam a gravidade da situação. “Sei que estou sendo repetitivo. Mas é necessário que todos tomemos os cuidados necessários para podermos manter a nossa saúde e os nossos negócios funcionando”, conclamou o prefeito de Ibirubá.

Live Covid em Ibirubá

Após a reunião do comitê, foi transmitida uma live sobre o cenário atual de Ibirubá na página do Facebook da Prefeitura Municipal de Ibirubá. Lá poderão ser acompanhadas na íntegra as informações atualizadas até aquele momento. Participaram da live doutor Etiani Messerschmidt (médico da Secretaria de Saúde de Ibirubá e integrante do comitê de enfrentamento), doutor Oromar Suertegaray (médico pediatra e presidente da Unimed Alto Jacuí) e o prefeito Abel Grave.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020