Na manhã do dia 17/03, o prefeito Abel Grave recebeu a equipe técnica do Sebrae e da Junta Comercial. Na pauta: Sala do Empreendedor e Junta Comercial em Ibirubá.
Desde 2015, a parceria com o Sebrae tem possibilitado à Ibirubá trazer crescimento e facilidades aos empreendedores do município. A reunião serviu para analisar junto ao Executivo a formalização da Sala do Empreendedor e da implantação da Redesimples em Ibirubá, em razão do ótimo trabalho que a pasta vem realizando junto aos empreendedores.
Participaram da reunião pelo Sebrae Patric Strapazzon (gerente Regional Planalto) e Ricardo Marcelo Ninon (técnico), pela Junta Comercial Lucas Lumertz (responsável pela Divisão de Microrregiões) e pela Prefeitura secretário de Indústria, Comércio e Empreendimentos Olindo de Campos, coordenador da pasta Luiz Barbosa e Estevan Scarsi (responsável pelo Controle Interno).
Diante das considerações apresentadas, o prefeito Abel Grave autorizou a formalização e o encaminhamento junto aos trâmites burocráticos entre as partes (Sebrae e Prefeitura). “Para os MEIs, na verdade, vários serviços da Sala já são oferecidos no dia-a-dia pela Secretaria”, ressalva o coordenador da Indústria e Comércio do município Luiz Barbosa.
Com a criação da Sala do Empreendedor Sebrae, o passo seguinte será a implantação da Redesimples – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios em Ibirubá. “Isto sim, vai impactar positivamente junto aos empresários em geral, pois é um serviço simplificado que desburocratiza a formalização das empresas”, destacou Barbosa.
Com a implantação da Redesimples, Ibirubá terá um posto avançado da Junta Comercial. “Hoje toda a papelama é encaminhada para Cruz Alta ou Passo Fundo”, comentou Luiz. Segundo ele, com o serviço oferecido, Ibirubá também poderá prestar atendimento para os demais municípios da região.
Lucas expôs a proposta da Junta Comercial de implantar um Posto no município. “Nosso intuito é modernizar e atender a todo empresariado de Ibirubá”, explicou ele.
A implantação requer alguns passos para o funcionamento deste sistema integrado. O convênio está em andamento. Após a oficialização, uma equipe de servidores será capacitada para prestar o atendimento nas mais diversas áreas.
A Sala do Empreendedor atenderá junto à Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos, à Rua do Comércio, 650, no Centro.