De acordo com o resultado final do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A no estado do Rio Grande do Sul – 2018, Ibirubá ficou com a melhor meta do estado (1.300%) em relação à cobertura da suplementação da Vitamina A.
A Campanha de Suplementação de Vitamina A do Ministério da Saúde aconteceu no dia 08/06, nas Unidades de Saúde de Ibirubá. Neste ano, 645 crianças de seis meses a menores de cinco anos compareceram aos postos e receberam a suplementação. Foram 45 crianças a mais que a última campanha, realizada em dezembro de 2018.
Ibirubá participa do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A do Ministério da Saúde, que tem por objetivo reduzir e controlar a deficiência de vitamina A, mediante a suplementação de crianças de seis a 59 meses de idade, contribuindo com a redução de morbidades e da mortalidade infantil.
“Não é uma obrigação como se fosse uma vacina, mas o Município optou por disponibilizar um dia, de seis em seis meses – conforme orientação do Ministério, para ministrar a megadose às crianças que não recebem a suplementação de Vitamina A de forma medicamentosa”, explicou a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Ibirubá Clarice Borges. No dia 08, dia da Campanha, muitas crianças foram receber a suplementação, mas foram dispensadas. Isto porque muitas crianças já fazem uso de medicamentos com vitamina A e não precisam da suplementação. “Os pediatras estão recomendando bastante pela importância da vitamina no organismo”, observou a nutricionista.
A suplementação da Vitamina A tem uma grande importância no desenvolvimento da criança pelos benefícios que traz. “Ibirubá está em primeiro lugar no estado do RS por atingir, percentualmente, um número grande de crianças”, destacou Clarice.
A secretária de Saúde Dileta das Chagas explicou que todos os programas do Ministério da Saúde estão interligados. Por isto, é excelente para o município ter um desempenho como este numa ação de prevenção oferecida à população. “Em 2018, Ibirubá foi destaque pela cobertura de crianças suplementadas com a Vitamina A. Fazemos um intenso trabalho de divulgação à comunidade, estruturamos as ESFs para o atendimento, mobilizamos os profissionais que procuram e vão atrás do público-alvo”, salientou a secretária.
Sendo dois dias de Campanha no ano, a primeira Campanha municipal aconteceu no dia 08/06, quando 645 crianças foram suplementadas com a megadose da Vitamina. Aproveitando a movimentação do dia, também foram acompanhadas 647 crianças no SISVAN (inserção de dados no sistema de informações da Vigilância Alimentar e Nutricional do MS), 616 entrevistas realizadas dos marcadores de consumo alimentar e, ainda, 179 crianças passaram pelo serviço de odontologia com a doutora Maria Teresa Ciprandi.
A próxima campanha está prevista para realização no mês de dezembro.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020