Ibirubá e Unicruz deverão retomar convênio do Projeto Profissão Catador


Na manhã de 02/06, o prefeito Abel Grave esteve em audiência com o reitor da Unicruz, professor Fábio Dal-Soto. A reunião foi acompanhada do secretário do Trabalho Assistência Social e Habitação, Rudi Schweig, e do vereador Vagner de Oliveira, ambos de Ibirubá, e da equipe coordenadora do Projeto Profissão Catador.

Uma parceria firmada entre o Município de Ibirubá e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz), em 2015, permitiu a organização dos profissionais catadores de lixo em Ibirubá através da criação da Associação de Catadores Cidadania Sustentável, baseada no Projeto Profissão Catador, desenvolvido pela instituição de ensino.

Com a ajuda da Associação, Ibirubá pode implantar o sistema de coleta seletiva de lixo. Os materiais descartados pela população, que podem servir à indústria recicladora, são encaminhados para a Associação, que faz a separação e o agrupamento dos materiais, e os comercializa com as empresas de reciclagem.

O objetivo do encontro foi o de retomar a parceria com a Universidade. Num clima de muita cordialidade, foram discutidas as formas de viabilizar a continuidade do Projeto em Ibirubá. Para tanto, nos próximos dias, a Universidade deverá formalizar uma proposta para um novo Convênio para apresentar à Administração de Ibirubá.

Após a reunião, o reitor Fabio e a equipe levaram o grupo de Ibirubá para conhecer os equipamentos caminhão Furgão e moto equipada para a realização da coleta seletiva do lixo. “Estes equipamentos estão à nossa disposição, segundo a informação do reitor, bastando apenas estabelecermos os termos da parceria”, revelou o secretário Rudi.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020