Ibirubá entrou em Bandeira Vermelha pela quarta vez


Após quatro semanas consecutivas classificada com a bandeira Laranja (risco médio), a região de Cruz Alta ingressou pela quarta vez na bandeira Vermelha (risco alto), na 25ª semana (de 27/10 a 02/11), conforme os critérios de avaliação do Modelo de Distanciamento Controlado, instituído pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul para o combate e enfrentamento à Covid-19 no estado. Ibirubá é um dos 13 inseridos na 12ª Região (agrupamento de Cruz Alta).

Das três regiões classificadas preliminarmente com risco epidemiológico alto, apenas a região de Cruz Alta ficou com bandeira vermelha na 25ª semana do modelo de Distanciamento Controlado, pois apresentou piora em alguns indicadores na semana passada, entre eles a elevação no número de hospitalizações para Covid-19 e de pacientes em leitos de UTI. A região não encaminhou recurso ao governo do Estado.

O município de Ibirubá vem apresentando declínio do número de casos, inclusive nas hospitalizações. Segundo o Boletim do dia 25/10, Ibirubá tem apenas um (1) paciente confirmado com Covid-19 internado em leito clínico no Hospital da Comunidade Annes Dias. Entretanto, de sexta (23) para sábado (24), houve ocorrência de aglomerações no centro da cidade, com fechamento de estabelecimento comercial (bar 24 horas), uma lamentável ocorrência que deixou todas autoridades preocupadas e em estado de alerta.

Com isto e pelo fato de os casos de internações graves são reportados Cruz Alta, o Município não entrou com recurso, acatando a classificação de alto risco para Ibirubá.

Para saber com detalhes os critérios e protocolos a serem seguidos, acesse o site http://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/. No final da página à direita, digite Ibirubá no espaço reservado de “Confira a classificação do seu município”. Selecione o setor/segmento de interesse e veja os critérios de ocupação e protocolos de prevenção a serem seguidos.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br