O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), em Porto Alegre, enviou o laudo oficial ao final da tarde do dia 08/05. Na manhã do dia 11/05, o comitê de enfrentamento publicou Boletim informando a confirmação do segundo caso da Covid-19 em Ibirubá.
O paciente do primeiro caso fez o teste rápido no dia 06/05 dando positivo. Com a testagem positiva, foi aplicado um outro método para envio à análise do Lacen, através do teste swab nasal, que foi confirmado pelo Laboratório.
Na segunda-feira 11, o Gabinete Municipal de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus informou que um segundo paciente, masculino, 16 anos, testou positivo na noite anterior, após coleta de método swab nasal em laboratório privado no município de Ibirubá. O paciente tem histórico de contato com um caso confirmado do município de Saldanha Marinho. Segundo a nota, o paciente se encontra em quadro estável, em isolamento domiciliar, assim como seus contatos, os quais estão sendo monitorados e que serão testados em tempo adequado.
Na manhã da terça-feira, 12/05, o comitê se reuniu junto ao Gabinete do Prefeito Municipal para o encontro habitual da semana. Sobre as confirmações de Covid-19 em Ibirubá, o comitê reiterou que o segundo caso não tem relação com o primeiro caso confirmado no município. Entretanto, destacou que a população deve reforçar medidas de proteção já informadas para evitar a transmissão comunitária.
O grupo discutiu sobre as situações de aglomerações que ainda estão acontecendo no município, principalmente, à noite e nos finais de semana, descumprindo as normativas estadual e municipal. Como por exemplo, jogos esportivos, eventos religiosos, aglomerações em bares e locais de alimentação, situações que comprometem muito a prevenção e disseminam rapidamente o avanço do vírus no município.
O comitê, juntamente com o prefeito Abel – presente à reunião, está determinando que a fiscalização seja intensificada. O prefeito Abel já repassou à Secretaria de Administração e Planejamento e da Fazenda orientações para que o setor de Fiscalização intensifique e tome as atitudes cabíveis nas situações que caracterizam o descumprimento. Inclusive, o prefeito autorizou a busca de fiscalização privada, caso a estrutura pública não tenha condições de alcançar todas as ocorrências do município.
Acompanhe os números de Ibirubá na data de 11/05:
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020