A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Combate às Endemias, está realizando intensa e continuadas ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município. O índice de infestação apontado pelo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti para Vigilância Entomológica do Aedes Aegypti no Brasil) no mês de fevereiro para Ibirubá foi de 11,7 (ideal é que seja menor que 1).
A partir do mês de abril, um conjunto de ações foi e está sendo realizada junto à comunidade. Além das ações de conscientização e orientação à população pelo Departamento de Combate às Endemias, uma grande proposição para limpeza da cidade está sendo realizada através da disponibilização de contêineres nos bairros. Ficando de três a quatro dias em cada ponto da cidade, a população pode fazer o descarte de materiais, oriundos das limpezas em suas casas e pátios. Materiais que podem ficar expostos ao tempo e acumular água da chuva, propiciando um criadouro ideal para o mosquito Aedes aegypti.
“Conseguimos baixar nosso índice para 6 no final de maio. Graças a Deus. Mas, continuamos num cenário de preocupação. Precisamos baixar ainda mais o nosso índice. Se chegarmos ao verão com um valor alto, nossas chances de confirmarmos um surto de Dengue serão muito grandes”, falou a secretária da pasta Dileta das Chagas, num misto de preocupação e satisfação pelo resultado alcançado.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020