Lançado o Programa Pra Frente Ibirubá

Administração Municipal lança programa que promete mudar a cara de Ibirubá

O planejamento urbano é importante para o desenvolvimento de uma cidade e, através do Plano Diretor, dirá se a infraestrutura pública de uma cidade é eficiente. Nesse sentido, pode-se pensar em várias questões sobre o Munícipio de Ibirubá: possui um planejamento adequado para o bem-estar de seus munícipes? Garante serviços de assistência de qualidade, acessibilidade, educação, recolhimento de lixo, saneamento básico, saúde de forma eficiente? Garante a existência de estradas e rodovias, assim como o transporte público de fácil acesso?

Mobilidade urbana é nada mais do que as estruturas oferecidas a população pelo poder público para facilitar o deslocamento das pessoas e bens na cidade, sejam por meio de veículos ou por meios não motorizados, como a caminhada e o uso da bicicleta, que engloba toda uma infraestrutura de vias e calçadas, possibilitando o ir e vir cotidiano.

A qualidade da mobilidade está diretamente relacionada a articulação e união entre diferentes políticas públicas, como transporte, trânsito, circulação, acessibilidade, desenvolvimento urbano e uso do solo, entre outras. A criação de políticas de mobilidade urbana reduz as desigualdades da população em relação ao direito de ir e vir, garantindo a todo o cidadão o direito de acessar a cidade de forma justa e digna.

Ibirubá parece ter entrado no rumo certo para atender os requisitos de mobilidade urbana. A cidade cresce, se desenvolve e por isso necessita de uma política pública para atender as demandas. Nos últimos dez anos, o município se tornou uma referência microrregional e tido como próspero.

Visando atender essas demandas, a Prefeitura Municipal de Ibirubá realizou, na manhã da terça-feira (10/09), o lançamento do projeto “Pra Frente Ibirubá”. A iniciativa, desenvolvida através de ação integrada com as secretarias, começou a ser planejada ainda em 2017 e tem como objetivo promover a resolução de problemas infraestruturais do município e que prejudicam a mobilidade de cidadãos – e até mesmo veículos de emergência, devido a precariedade de algumas ruas. A expectativa é de que os trabalhos comecem ainda neste ano e que sejam entregues até o final da gestão, em 2020.

Durante o lançamento, o Prefeito Abel não segurou as emoções e enalteceu o trabalho de toda a equipe do município, citando as potencialidades do município. “Aqui as pessoas possuem oportunidades de trabalho e crescimento pessoal, saúde de qualidade e educação para todos, Os investimentos em infraestrutura mudaram a realidade de todos os bairros e regiões do município, são ruas que foram asfaltadas, praças remodeladas, ginásios e espaços públicos para recreação e lazer, internet, academias e estradas de qualidade para o interior, tudo graças a um grupo preocupado com o bem estar da população e que tem prazer em fazer o melhor em benefício de Ibirubá”, disse ele.

Para Abel, Ibirubá começara a viver um novo momento, com desenvolvimento e que atende as necessidades do município. “A partir de hoje, vamos viver um novo marco. Mais avanços, investimentos e melhorias para a comunidade. Um programa que só foi possível através de muito planejamento e uma ótima gestão, preocupada com os recursos públicos e com o bem estar coletivo. Esse programa irá atender as demandas do nosso município por mais de dez anos”, enfatizou o prefeito.

Segundo o Prefeito Abel, são mais de R$ 10 milhões em investimento no município, que englobam a pavimentação de mais de 30 ruas, um parque ecológico, internet no interior e nova iluminação. “Esses R$ 10 milhões de investimento marcam a história de Ibirubá, (…) um momento de empreendedorismo, de coragem, dinamismo e principalmente por amar o próximo, por saber que nós estamos aqui, por que as pessoas se enxergam, porque as pessoas, através de nós, elas se sentem representados. Obrigado Câmara de Vereadores, obrigado secretários, obrigado colaboradores, coordenadores que estão aqui, obrigado a todos e eu prometi não chorar”, finalizou Abel, emocionado.

Aos gritos de viva Ibirubá, o Prefeito Municipal foi aplaudido pelos presentes no lançamento do programa. O anúncio completa uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura, desde a renovação da frota, com cerca de 36 veículos, entre carros e máquinas, pavilhões nos bairros e comunidades e a revitalizações de praças e ambientes de convivência.

O vice-prefeito Alberi Behnen destacou à Reportagem do Jornal Visão Regional que o sucesso da Administração se dá pelo diferencial do compartilhamento. “Nossa gestão é compartilhada, o prefeito sempre abre todos os espaços para que possamos opinar e planejar conjuntamente”, enfatizou.

Confira os investimentos do Programa Pra Frente Ibirubá:

Iluminação Pública: Renovação de 100% dos pontos com iluminação pública, aonde as lâmpadas convencionais serão substituídas para LED.

Parque Ecológico: Área de lazer em meio a natureza. O espaço, de propriedade do poder público, fica localizado aos fundos do Loteamento Buonna Vitta, no Bairro Esperança e têm área de quatro hectares, com mata nativa, córrego e um açude, em meio a fauna e a flora. O Parque Ecológico Araucárias.

Programa Habitacional: Loteamento destinado a pessoas de baixa renda e que visa realizar o sonho de muitas famílias que hoje dependem do aluguel.

Fibra ótica: Estender à rede de fibra ótica, com internet banda larga para todo o município e localidades do interior em uma Parceria Público-Privada (PPP).

Pavimentação: Um grande projeto de mobilidade urbana, que integrará todos os bairros do município através de uma malha viária asfaltada.

No Bairro Chácara, receberam pavimentação as ruas Três de Outubro, Arnoldo Wolmeister e Fiorindo Cervieri, ligando aos asfaltos já existentes.

No Bairro Floresta, as ruas Imigrantes, Carlos Soares, Giruá, Feliz, Estrela e a Frederico Valter Gauer, ligando as ciclovias existentes. Bairro Unida, Rua Ido Weisseimer e Afondo Kloh.

No Bairro Santa Helena, a Rua Grejú e a Gernot Schmidt, que interligam a Avenida Francisco Emilio Trein, com a Flores da Cunha, e também com a Rua Ernesto Wilms.

No Centro, a Rua Triunfo e Dumoncel Filho, interligando a Sete de Setembro e a asfalto existente, além das Ruas Barão do Rio Branco e Firmino de Paula.

O Bairro Odila receberá a continuidade da Rua Barão do Rio Branco, a Rua Serafim Fagundes e Carlos Krammes, a Rua Osvaldo Cruz ligando a Diniz Dias com a Tiradentes, Rua Mauá e João Thiesen, Rua Dourados e Prof. Erica Kanitz, a Três de Outubro e Henrique Roetger. No Bairro Progresso, a finalização da Rua Antonio Alfredo. No Bairro São Jacob, a Rua Porto Alegre, Rua Dr. Vasconcelos Pinto e a 25 de Julho. No Bairro Planalto, Rua Paulina Streit, Reinoldo Braatz, Rua Mérito e Serafim Fagundes.

No Bairro Jardim, Rua Ida Berlet, da praça até a ERS 506, a Rua Porto Alegre, Campo Mourão e a Jacob Schweig Filho, da Rua Mauá até a saída para a ERS 223. No Bairro Pôr do Sol, Rua Castanhal, ligando com a Duque de Caxias e Avenida Brasil, e a Rua Roberto Jacob Schumacher, ligando com a Rua Horizonte. No Bairro Hermany, a Avenida Brasil, da Ascoprel até o Clube Divertido e também a Rua Primo Nicolodi.

O planejamento também contempla algumas ruas com calçamento poliédrico, entre elas a Rua Gustavo Welzel, no Bairro Unida, e a Rua XV de Novembro (Hermany), Beco da Minda e Rua Salvador Camargo (Chácara) e Rua Alfredo Jandrey (Esperança). E, no interior, as localidades de Alfredo Brenner, no acesso ao cemitério da localidade, e em Santo Antônio do Bom Retiro, na saída até a Unidade da Cotribá, mais a Linha 2, Linha 8, Pulador Sul e Rincão Seco.

O Programa Pra Frente Ibirubá engloba também a infraestrutura completa do novo Distrito Industrial e a Avenida Júlio Rosa.

Jornal Visão Regional

Edição de 14/09/2019

Publicado por

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020

Pular para o conteúdo