Linha Pulador Sul recebeu melhorias de infraestrutura para a comunidade

Na manhã de 15/03, a Administração Municipal entregou oficialmente duas melhorias à comunidade da Linha Pulador Sul, a continuidade do calçamento poliédrico e a instalação de piso de concreto no salão comunitário. Benfeitorias na infraestrutura da localidade que farão a diferença no dia a dia da comunidade.

O momento foi duplamente festivo, pois duas obras foram finalizadas pela Administração Municipal de Ibirubá e que valorizam a localidade da Linha Pulador Sul através de um acesso fácil, rápido e mais eficiente, e de uma estrutura mais adequada para a vida social da comunidade.

No domingo, uma cerimônia foi realizada para fazer a entrega oficial das obras e inaugurar simbolicamente as obras. Várias lideranças e famílias estiveram presentes para o momento festivo, quando se formou uma mesa de autoridades para o registro oficial dos investimentos realizados na localidade.

Contextualização da obra piso do pavilhão comunitário

Em junho do ano passado, a Administração Municipal de Ibirubá realizou a reforma e a ampliação do pavilhão comunitário, de uso em conjunto das entidades: Esporte Clube Pulador, Sociedade de Damas Estrelas, Grupo de Terceira Idade Viva a Vida, Grupo de Jovens Se Sentindo, Bloco de Carnaval O Kimi Interessa e Clube de Mães Amália Bourscheid. Foram R$ 245 mil reais de investimentos próprios.

Entretanto, ainda faltava o piso. A obra foi licitada através da Tomada Preços 007/2019, sendo vencida pela Construtora Anjo, de Sapiranga, pelo montante no valor de R$ 57.478,65, investidos do Caixa Livre do Município de Ibirubá.

Contextualização da obra do calçamento

Em agosto de 2015, a então Administração Municipal executou a obra dos primeiros 271 metros de calçamento da via, que tem a denominação de Travessão Adalberto Zeilmann, defronte ao salão comunitário. Obra realizada com recursos próprios do Município de Ibirubá.

O projeto teve continuidade de ter a via de acesso à localidade totalmente pavimentado desde a VRS 824. A obra iniciou em meados do ano passado. São 1.100 metros de extensão por seis metros de largura de calçamento poliédrico, executados pela empresa Dutra & Nicolodi, de Ibirubá, vencedora do processo de licitação Tomada de Preços 009/2018. O valor dos investimentos foi de R$ 288.550,22.

Os recursos são oriundos de Convênio com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fruto de indicação parlamentar do então deputado federal, hoje senador, Luiz Carlos Heinze (Progressistas).

Do montante total da obra, ao Prodesa coube o repasse R$ 222.857,14 e, ao Município de Ibirubá, o investimento próprio de contrapartida, o valor de R$ 65.693,08.

Confira a seguir, as falas das autoridades

Representante da comunidade o presidente do Esporte Clube Pulador Helio Machado

“O nosso sonho era ter a nossa comunidade completa, prontinha. E hoje está pronto o nosso calçamento, o piso do nosso pavilhão. Hoje o pessoal pode vir da cidade até o Pulador sem embarrar os pneus do carro. Queremos agradecer a todos que ajudaram, mas, especialmente, ao prefeito Abel e ao vice Alberi, à vereadora Jaqueline e ao senador Heinze.”

Vereadora Jaqueline Winsch

“É uma grande satisfação trazer a esta comunidade investimentos que contribuem com mais qualidade de vida. Quando tivemos a menção de trazer o recurso para Ibirubá indicado pelo hoje senador pelos Progressistas, Luiz Carlos Heinze, pelo desenvolvimento que a gente vê aqui nesta localidade, que é muito atuante. Parabéns a comunidade e deixo aqui o meu agradecimento ao prefeito Abel e ao senador Heinze.”

Presidente da Câmara Érico Nogueira

“Esta obra do pavilhão é muito importante para que as pessoas possam ter o seu convívio social. Mas, o mais importante é o calçamento que ligou esta localidade do interior até o asfalto, porque aqui mora o agricultor e a agricultora, que enfrentam o frio, a chuva, e também enfrentam a seca.”

Vice-prefeito Alberi Behnen

“Preciso aqui fazer uma reflexão, ao longo dos últimos 11 anos, as administrações municipais têm feito a diferença em nosso município e levado qualidade de vida ao interior, água potável, qualidade em máquinas e equipamentos para atender melhor o interior, internet no interior e a parceria das Secretarias de Obras e Agricultura. É bem verdade que ainda não conseguimos atingir todas as demandas das propriedades. Quero dizer que nossa Administração valoriza cada centavo produzido pelos senhores. O Pulador merece calçamento e este pavilhão. Parabéns a todas as pessoas do Pulador.”

Representante do Senador Luiz Carlos Heinze, suplente do Senado Ireneu Orth

“É o envolvimento e a participação de todos que fez com que as coisas avançassem com mais rapidez.  Parabéns Ibirubá por ter trilhado este caminho nos últimos anos. As inaugurações de hoje são fundamentais para os moradores daqui, por isto o senador me pediu para transmitir um abraço a todos e falar de sua satisfação em poder ter contribuído com melhorias para esta comunidade.”

Prefeito Abel Grave

“Realmente temos enfrentado desafios e situações diversas em nosso município e temos de nos superar diariamente para podermos atender as demandas que surgem em nosso município. Deixamos um abraço apertado ao senador Heinze, que tem enviado para Ibirubá recursos. Além deste calçamento, também para o pavilhão da Linha Seis e para o nosso Hospital. Junto com outros parlamentares, que nos têm dado respaldo durante estes três anos para executarmos várias obras. Já captamos mais de R$ 9 milhões em emendas parlamentares, que estavam em Brasília e retornam para o Município pela capacidade e liderança dos nossos políticos. Queremos entregar o melhor serviço ao nosso povo e este é o nosso desafio diário.”