Mais seis câmeras de videomonitoramento em Ibirubá

Emenda Parlamentar da Bancada Gaúcha já destinou veículos à Brigada Militar de Ibirubá em maio passado. Agora, são mais seis câmeras de videomonitoramento, que estão sendo instaladas no município.

Ibirubá tem um sistema de videomonitoramento instalado em 17 pontos da cidade, sendo monitorado pela central na Guarnição da Brigada Militar. Este sistema é fruto de parceria entre Município/Estado do RS e Comaja, com apoio das forças de segurança (Delegacia de Polícia Civil e Brigada Militar). Além das 17, seis novas câmeras chegam ao Município, totalizando agora 23 equipamentos de segurança 24 horas/dia.

Na semana passada (09/04), a empresa DGT, de Novo Hamburgo, instalou mais seis pontos em Ibirubá. Isto se deu graças a um processo de Emenda Parlamentar da Bancada Gaúcha iniciado entre 2017 e 2018. A indicação do município de Ibirubá foi iniciativa dos deputados federais Carlos Gomes (PRB), Giovani Cherini (PR), Paulo Pimenta (PT) e Onyx Lorenzoni (DEM), quando este ainda era parlamentar.

A emenda já destinou ao Município três veículos para a Brigada Militar, que foram entregues em maio do ano passado. Os novos equipamentos ainda fazem parte do montante desta emenda. Segundo informações da BM, o sistema está sendo atualizado com novos equipamentos, que se somam aos já existentes na Sala de Videomonitoramento.

“Os novos pontos deverão entrar em funcionamento nos próximos dias. E vimos isto com muita satisfação, já que o videomonitoramento inibe a ação de bandidos, reduzindo os índices de criminalidade”, justificou o soldado Klein, da BM de Ibirubá.

O prefeito Abel Grave relembrou os três veículos recebidos anteriormente, destacando a iniciativa dos parlamentares. “Somos gratos aos deputados gaúchos que incluíram nosso município na emenda de bancada para recebermos veículos e equipamentos na área de Segurança, que nos auxiliam a dar mais qualidade de vida para a população. O processo é demorado, sabemos. Mas, o importante é que Ibirubá está sendo beneficiado por um trabalho em conjunto das esferas municipal, estadual e federal”, reconheceu Abel.

Com funcionamento previsto para os próximos dias (restando alguma dúvida em razão das restrições advindas do cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus), os novos equipamentos foram instalados nos seguintes locais:

• ERS 223 esquina Rua Júlio Rosa, em frente a Agro União;
  • Esquina das Ruas Dumoncel Filho e Mauá (altura da Empório de Ferragens TK), no Centro;
  • Rua Edmundo Roewer, no bairro Hermany, em diagonal com a Escola Hermany;
  • Rua Francisco Manoel dos Santos, no alto do Bairro Floresta (esquina da Escola Floresta);
  • Esquina das Ruas Firmino de Paula e do Comércio (esquina do Supermercado Cotribá), no Centro; e
  • Esquina das Ruas 3 de Outubro e Tiradentes, abaixo da Prefeitura Municipal.

Do videomonitoramento em parceria com o Comaja

Com o objetivo de combater o aumento nos índices de criminalidade, foram instalados 188 pontos de videomonitoramento em 23 municípios que compõem o Consórcio. Para a realização do projeto, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul repassou ao Comaja R$ 2,3 milhões, e mais R$ 2,8 milhões de contrapartida dos municípios. Recursos estes proveniente das prefeituras, iniciativa privada e poder judiciário, atingindo um total de R$ 5,1 milhões.

Desta parceria com o Comaja, Ibirubá possui 17 câmeras instaladas, sob o monitoramento da guarnição da Brigada Militar local.

Atualmente, o Comaja está trabalhando na manutenção dos pontos já instalados, visando a eficiência do sistema e a garantia da segurança pública dos munícipes da região.

Fonte: http://www.comaja.com.br/pagina/view/3/projetos-especiais