Militares fizeram visitas a domicílios de Ibirubá no combate ao mosquito Aedes aegypti

A exemplo de outros momentos de auxílios prestados ao município, 30 militares do 29º GAC/AP de Cruz Alta estiveram em Ibirubá, nos dias 02 e 03/07, apoiando as equipes de Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitárias de Saúde e Visitadoras do PIM em visitas a diversos locais dos bairros Floresta, Santa Helena, Jardim e São Jacó.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Combate às Endemias, está realizando intensa e continuamente várias ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município. O índice de infestação apontado pelo Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti para Vigilância Entomológica do Aedes Aegypti no Brasil) no mês de fevereiro para Ibirubá foi de 11,7 (ideal é que seja menor que 1).

A partir do mês de abril, um conjunto de ações foi e está sendo realizada junto à comunidade. “Conseguimos baixar nosso índice para 6 no final de maio. Graças a Deus. Mas, continuamos num cenário de preocupação. Precisamos baixar ainda mais o nosso índice. Se chegarmos ao verão com um valor alto, nossas chances de confirmarmos um surto de Dengue serão muito grandes”, falou com muita preocupação a secretária da pasta Dileta das Chagas.

A mobilização junto aos bairros com a participação dos militares, sob o comando do 2º Tenente Berilo de Freitas Serafim, foi no sentido de sensibilizar e alertar a comunidade sobre a importância de se prevenir focos do mosquito Aedes aegypti. “Agradecemos ao comandante 2º tenente Berilo e todo o seu grupo de militares por nos auxiliarem nestas visitas e vistorias com o objetivo de conscientizar e prestar orientações à nossa comunidade sobre a prevenção às doenças transmitidas pelo Mosquito. Sem mosquito, não teremos as doenças”, alertou a secretária Dileta.

Nesta ação, foi visitado um grande número de residências, comércio e terrenos baldios. “Infelizmente, encontramos focos significativos, constando a presença de larvas e mosquitos. Por isto, esta ação foi muito importante, tanto para a prevenção quanto ao aprendizado da população. Esperamos ter contribuído para conscientizar e modificar os hábitos dos moradores destes locais, onde as visitas foram realizadas”, observou a nova coordenadora do Departamento de Combate às Endemias, enfermeira Gabriela Zenatti Ely.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020