Município repassou caminhão baú para uso da Agricultura Familiar

Na tarde de 30/05, a Coopeagri inaugurou sua Unidade de Beneficiamento de Ovos com a marca Grão Colônia e a Central de Distribuição de Alimentos junto à Unidade de Grãos na ERS 223. Durante o evento, a Administração Municipal de Ibirubá realizou a entrega de um caminhão baú com carroceria térmica e uma empilhadeira hidráulica para o atendimento da produção agrícola oriunda da Agricultura Familiar.

A solenidade inaugural foi acompanhada por associados, funcionários, autoridades municipais de Ibirubá e região, convidados e veículos de comunicação. O evento apresentou um vídeo institucional retratando as atividades das cadeias curtas e a de ovos, bem como promoveu o lançamento da marca criada Grão Colônia, que rotulará os produtos oferecidos, a partir de então, pela Coopeagri.

Em sua participação nas falas protocolares, o prefeito Abel Grave iniciou fazendo um cumprimento especial a todos os associados da Cooperativa. “Tenho certeza de que tudo é possível ao que crê. E, neste momento, estamos aprendendo que podemos ser melhores, podemos superar expectativas, podemos voar mais alto, realizar sonhos e objetivos através de uma ação de pessoas, uma conversa, um diálogo, construindo, projetando e sonhando…

Como Administração Municipal, estamos muito felizes por este empreendimento ter sido realizado no município de Ibirubá. E aproveitamos a singularidade deste momento para confirmar a concessão de uso à Cooperativa de um caminhão baú com carroceria térmica e uma empilhadeira hidráulica para ajudar e dar o suporte necessário a este empreendimento, que muito nos alegra e nos orgulha, tal é a importância da agricultura familiar para o nosso município”, pronunciou o prefeito Abel.

O presidente Lecian Gilberto Conrad destacou a trajetória da Cooperativa e falou sobre os empreendimentos, ora inaugurados oficialmente. “Para nós, é um momento importantíssimo, quando estamos prestes a completar 20 anos de atividades no ano que vem. A Cooperativa atua como um instrumento para os associados acessarem o mercado, visando a geração de qualidade de vida para cada uma de suas famílias.

A produção de ovos coloniais, com a marca Grão Colônia, de qualidade superior aos ovos de granja encontrados nos mercados, é um projeto que vimos discutindo há bastante tempo no âmbito de diversificação da produção. Nossa intenção sempre foi gerar novas oportunidades de trabalho e renda com qualidade para os nossos associados poderem ter seus produtos chegando ao consumidor final.

Optamos por um modelo de produção num sistema que possui aviário e área externa, muito próximos a um ambiente natural. Isto para que fosse agregado mais renda ao produtor e um produto de qualidade superior ao consumidor final.

A Central de Distribuição de Alimentos tem a função operacional de serviços de logística, recebendo os gêneros alimentícios dos associados e daqui seguindo para os locais de consumo, diretos ou indiretos. Um de nossos mercados é o fornecimento para a merenda escolar através do PAA. E os instrumentos recebidos da Administração Municipal, o caminhão e a empilhadeira, vão nos dar o suporte necessário para o atendimento das nossas demandas.

Porém, a partir de hoje, este espaço é de toda sociedade regional, pois o empreendimento também atenderá a rede de cooperativas familiares da região, numa intercooperação do ponto de vista da comercialização. E assim, vamos avançando, cada vez mais, no alcance de novos mercados para os produtos produzidos pelas cooperativas familiares.”

Mais informações sobre o caminhão e a empilhadeira

Dos 497 municípios gaúchos, Ibirubá foi um dos 40 municípios que foram beneficiados com o recebimento de um Caminhão Carroceria Térmica Baú marca Ford modelo Cargo 816 S e uma empilhadeira hidráulica para fins de atendimento e suporte à Agricultura Familiar do município.

O veículo e o equipamento foram recebidos em julho de 2018 via convênio firmado entre a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Estado do Rio Grande do Sul e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan).

Desde então, o Município de Ibirubá, através da Secretaria de Administração e Planejamento, trabalhou junto ao governo do estado para permitir que os bens fossem repassados para o uso efetivo da Agricultura Familiar através da concessão de uso para a Cooperativa de Pequenos Agropecuaristas de Ibirubá – Coopeagri.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020