Museu Municipal Theobaldo Becker


O Museu Municipal Theobaldo Becker, de Ibirubá, foi criado pelo Projeto de Lei nº 830/86 e inaugurado no dia 20 de setembro de 1986.

Idealizado pelo prefeito municipal da época, Olando Kanitz, foi implementado pelo então secretário municipal de Educação e Cultura, Rudi Schweig, e organizado pela professora Roseli Binsfeld que, desenvolvendo uma série de ações de caráter técnico e administrativo, alcançou a função primordial de preservação e comunicação daquilo que nos une e nos remete a uma lembrança pessoal e coletiva.

É patrono do Museu. Theobaldo Becker, que. ao longo de sua vida, liderou movimentos em prol do crescimento de Ibirubá, sendo através de sua cultura, postura ética e conhecimentos técnicos, referência na história do município. Foi um líder na comunidade “evangélica e escolar”, representando os interesses da comunidade como vereador nos anos de 1955 a 1969. Presente em empreendimentos sociais e culturais, deixou seu legado cultural, que é reverenciado através da homenagem prestada pelo Município, que o elegeu patrono do Museu.

O Museu Municipal Theobaldo Becker inicialmente ocupou o prédio onde anteriormente residia a família de Theobaldo Becker e pertencia à Cotribá, que o cedeu no período de setembro de 1986 a 04 de janeiro de 1994.

Em 07 de março de 1994, foi reaberto junto à Biblioteca Pública Municipal, na Rua Dumoncel Filho, onde permaneceu até meados de 2011, tendo na maior parte deste período ficado sob a coordenação de Regina Trein.

Com um projeto de releitura visual em 03 de abril de 2012, reabriu suas portas ao público na Rua Getúlio Vargas esquina com a Rua Júlio Rosa, num espaço de maior facilidade de acesso aos visitantes, unindo conceitos do moderno e do antigo; de proteção e preservação, tendo como símbolo a pitangueira, fruto da árvore símbolo do município.

O Museu conta com uma sala de exposição permanente do acervo e uma sala de apoio, onde é guardado o acervo reserva. Além destas, há também as vitrines externas para divulgação da história das entidades e empresas ibirubenses mais antigas: Cotribá, Vence Tudo e Coprel.

O Museu Municipal Theobaldo Becker tem como missão reunir, documentar, pesquisar, conservar, e divulgar com fins educativos, sociais e culturais e de deleite, levando em conta a valorização e o resgate da história local, dentro da perspectiva de um museu para todos.

O Museu Municipal Theobaldo Becker possui registro no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e no SEM/RS (Sistema Estadual de Meseus do Rio Grande do Sul). Faz parte da 3° Região Museológica que implementa através de reuniões online ações conjuntas, sendo a mais recente a página do Facebook da 3° Região Museológica, que a comunidade ibirubense pode curtir acompanhando assim as ações dos museus da nossa região.

O Museu promove ações culturais e exposições ao longo do ano: Exposição da Evolução Histórica de Ibirubá durante a Semana no Município (fevereiro-março), Semana dos Museus (maio), Viajando pela Rota (agosto), Primavera dos Museus (setembro), Aniversário do Museu (20 de setembro), União Faz a Vida – Sicredi (durante todo ano), visitas guiadas e orientadas às turmas de escolares visitantes, pesquisando acervo específico, atendimento individual a pesquisadores e visitantes, bem como registro, manutenção, limpeza, preservação e pesquisa do acervo.

Em 2020, como estamos vivendo a pandemia de Covid-19, por orientação do IBRAM e SEM/RS, o Museu está trabalhando com expediente interno ou home office. Desenvolve atividades em ambiente virtual como um vídeo institucional na Semana dos Museus (18 a 24/05), divulgação do Museu na imprensa local na Primavera de Museus (21 a 27 de setembro), assessoramento cultural a pessoas da comunidade, imprensa, estudantes universitários, professores para elaborar suas aulas online, mediante agendamento (54) 9.9211-2928, não havendo atendimento presencial ao público.

O órgão está sob a coordenação da professora de História Ivanisa Coréti Lenz, responsável pelo atendimento e pela realização dos trabalhos na instituição.

Professora Ivanisa Coréti Lenz

Responsável pelo Museu

Publicado por

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br