Museu Theobaldo Becker traz exposição de Sebastião Salgado à Ibirubá

A Exposição é parte integrante da programação da 15ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontecerá em todo o país de 15 a 21/05. Em Ibirubá, será de 10 a 26/05.

Nos últimos anos, o município de Ibirubá tem sido parceiro na programação do Ibram, realizando também atividades culturais nesta temporada de programação nacional junto ao Museu Municipal Theobaldo Becker. “O objetivo do Ibram com a Semana é promover, divulgar e aumentar a visibilidade dos Museus, aumentando a visitação, pois, sem público, o Museu é incompleto”, informou a professora Ivanisa Coreti Lenz, responsável pelo Museu de Ibirubá.

O tema instituído pelo Ibram, que norteará as atividades neste ano, é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Em posse do tema, a professora buscou junto a outros Museus um acervo que pudesse ser emprestado para exposição e que viesse ao encontro do tema definido para as atividades deste ano. Assim, chegou ao Museu Municipal de Caxias do Sul tem a guarda da exposição “Êxodos”, de Sebastião Salgado, um conjunto de 60 quadros (fotografias) retratando pessoas e crianças que sofrem por estarem exiladas.

Para lançar a programação da 15ª Semana em Ibirubá, o Departamento de Cultura organizou uma abertura na tarde de 10/05, junto ao Museu. A singela cerimônia contou com a presença de uma turma de alunos da Escola Santa Teresinha, juntamente com a presença da secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Mariana Ribas Moraes e equipe de servidores da pasta, e da presidente da Câmara de Vereadores Dileta das Chagas.

O horário de atendimento do Museu é de segundas às quintas-feiras, das 13h30min às 17 horas, e nas sextas-feiras pela manhã, das 7h30min às 11h30min. Para a visitação, escolas e grupos devem agendar a visita com a professora Ivanisa pelo telefone do Museu (54) 3324-3007.

“As visitas de grupos serão guiadas para que haja maior aproveitamento na percepção dos quadros”, informou a professora.

Sebastião Salgado

Mineiro de 73 anos, Sebastião Salgado é um renomado fotojornalista que nos 60 foi exilado político, vivendo no exterior e autor de vários livros. Ele visitou 40 países em seis anos e fotografou pessoas e situações que fossem similares à sua de exílio, de migração por questões de guerra, na maioria das vezes. É colaborador de organizações humanitárias, como a Unicef, dentre outras. Tem como característica fotografar em preto e branco.

Na introdução da Exposição Êxodos escreveu “Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes. Pessoas fogem das guerras para escapar da morte, migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas…”.