Novos profissionais médicos de Cuba chegaram à Ibirubá

Em 2014, o Município de Ibirubá foi contemplado com a vinda de três médicos cubanos para atuar junto à rede pública de saúde através do Programa Mais Médicos. A missão, como o período contratual de estada dos profissionais cubanos no Brasil é chamado, é de três anos. Depois disto, o Município deve entrar com novo processo junto ao Ministério da Saúde para a vinda de novos profissionais.

Com isto, chegaram a Ibirubá no dia 26/06 à noite, dois novos médicos pela cooperação do governo brasileiro com Cuba. Na manhã do dia 27, os doutores Alexey Solenzal Omchina, de 27 anos, e Yunisaday Gutierrez Macias (26), acompanhados da secretária de Saúde Carlota Artmann, estiveram com o prefeito Abel Grave e vice-prefeito Alberi Behnen, numa visita de apresentação.

Os médicos são casados há três anos e optaram pelo município de Ibirubá por ter duas vagas para o Programa e, assim, poderem trabalhar e morar juntos no mesmo município.

Nesta semana que chegaram, eles estão se instalando, procurando local para moradia, e apresentando os documentos para formalização junto ao município. “Como ainda não recebemos uma formalização por escrito do Ministério, eles estão conhecendo a nossa estrutura e as Unidades onde eles irão trabalhar, até o seu início oficial”, informou a secretária Carlota.

Os médicos deverão atender nos ESFs, onde os colegas anteriormente trabalhavam. Dr. Alex, como permite que seja assim chamado, atuará junto ao ESF Floresta e a sua esposa Dra. Yuni, também como permite que seja chamada, estará atendendo junto ao ESF Alfredo Brenner.

Atualmente, a localidade de Alfredo Brenner está sendo atendida pela Dra. Narjara Berlet, ibirubense credenciada pelo Programa Mais Médicos, que passará a atender no ESF Jardim.

Carlota informou que para os profissionais cubanos virem ao Brasil eles são submetidos a um processo seletivo. “Portanto, os que têm os melhores desempenhos são escolhidos para trabalhar no Programa de cooperação entre os dois países”, disse Carlota.

Os profissionais estudaram com médicos brasileiros em Cuba, já tendo um conhecimento prévio do que iriam encontrar no Brasil.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRUBÁ

Administração 2017-2020

Assessoria de Imprensa – Magda Pimentel

imprensa@ibiruba.rs.gov.br