No domingo 30/09, a etapa final do Festival trará 10 talentos musicais, classificados nas escolas da Rede de Ensino de Ibirubá. Será na Casa de Cultura Osvaldo Krames, às 19 horas.
O 1º Festival Estudantil da Canção de Ibirubá tem a iniciativa e organização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura e Turismo da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. A primeira etapa aconteceu nas escolas da Rede de Ensino do município, municipal, estadual, federal e particular, durante o mês de julho passado.
“Podemos alcançar vários objetivos com um Festival como este. Destaco a oportunidade de explorar o potencial educativo e social que a música oferece, além de instigar a criação artística e o gosto pela cultura musical”, revelou a secretária da pasta Mariana Ribas Moraes.
O Festival está dividido em duas etapas, sendo a primeira realizada nas próprias escolas, que selecionaram os alunos participantes, conforme os critérios definidos por cada instituição. A segunda etapa será a finalização do Festival com a competição entre os selecionados pelas escolas. Os participantes se inscreveram, conforme as categorias: Infantojuvenil (estudantes com idade entre 9 e 12 anos) e Juvenil (entre 13 e 17 anos).
Inicialmente, a etapa final deveria ter acontecido junto à Programação do Recrearte Sesc em agosto passado. Em razão do tempo não favorável às atividades ao ar livre, o evento final foi transferido para o próximo dia 30.
As apresentações serão avaliadas por um Corpo de Jurados, composto de pessoas de reconhecida idoneidade e competência, conhecedoras da área musical e/ou cultural, que analisarão afinação, técnica vocal, dicção, ritmo e desempenho no palco.
Cada categoria terá até três vencedores, elencados em 1º, 2º e 3º lugares, que receberão troféus. Os demais candidatos, uma lembrança de participação.
Segundo o Departamento de Cultura e Turismo, o maior objetivo é incentivar os talentos musicais da classe estudantil do município, oferecendo a eles um momento artístico e cultural para divulgação junto à comunidade.
Os estudantes classificados (e respectivas escolas) para o evento final são:
Categoria Juvenil (13 a 17 anos): Nadine Hoppen Gonçalves, da E.E.E.F. Ibirubá, com a música “A flor e o beija-flor” / Ana Julia Floss, E.M.E.F. Alfredo Brenner, “A thousand years” / Eduanne Schokal de Lima Wohlenberg, E.M.E.F. Alfredo Brenner, “Vou testemunhar” / Polyana Wolfarth, E.E.E.F. Édison Quintana, “Como nossos pais” / Kauã Felipe Barbosa, E.E.E.F. Édison Quintana “Caso indefinido” / Lucieli Rejane Klein, Letícia Beatriz Klein e Julia Klein Güntzel, E.M.E.F. Rincão Seco, “Fogão de lenha” / Vitória Rodrigues, E.M.E.F. Santa Teresinha, “Jeito do mato” / Tauana Wrezinski, E.M.E.F. Santa Teresinha, “Em cada sonho”.
Categoria Infantojuvenil (9 a 12 anos): Amanda Roberta de Lima Wolfarth, E.M.E.F. Santa Teresinha, “Aleluia” / Leonardo Alves Kalb, E.E.E.F. Ibirubá, “Dona Maria”.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020