No enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e dos casos de Dengue em Ibirubá, novamente a Administração Municipal teve a parceria do 29º Grupo de Artilharia (GAC-AP), de Cruz Alta.
No início de junho, o 29º Grupo de Artilharia (GAC-AP) do Exército Brasileiro, de Cruz Alta, esteve em Ibirubá numa ação educativa sobre a prevenção e o combate à Covid-19 e Dengue. Nesta terceira semana de junho, novamente o Grupo auxiliou o município no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e ao mosquito Aedes aeypti.
No dia 17/06, um veículo do Exército, equipado com som alto-falante, percorreu as ruas de Ibirubá com mensagens que explicam os cuidados de cada situação (Covid-19 e Dengue) e chamam a atenção das pessoas para se protegerem e protegerem-se umas às outras.
E no dia 18/06, outro veículo do GAC, equipado para fazer a lavagem (desinfecção) de ruas, fachadas e espaços de grande circulação pela população local e até regional, como Hospital da Comunidade Annes Dias, Unidades de Saúde, farmácias, mercados, lotéricas e agências bancárias. A ação é rápida em cada estabelecimento, com a descontaminação com produto específico (hipoclorito de sódio) para o combate de vírus e bactérias.
A Administração Municipal reconhece e agradece a parceria do Exército, que sempre atendeu as solicitações do Município. Estas ações de parceria não têm custos para a administração pública nem para a população. “O comando do GAC é muito solícito conosco nos ajudando sempre que precisamos. E voltará nos próximos dias. A sensibilização da comunidade e ações de combate são fundamentais para o controle da situação de pandemia. Por isto, volto a dizer, só vamos vencer se todos trabalharem juntos nestas situações”, destacou o prefeito Abel Grave.
Até a data desta reportagem (manhã de 19/06), Ibirubá tem a confirmação de 18 casos de Dengue e 43, de Covid-19, sendo que 32 pacientes já estão curados.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020