Nesta primeira semana de junho, a Secretaria de Obras iniciou as obras preliminares de drenagem pluvial dos seis primeiros trechos que receberão o reperfilamento asfáltico em Ibirubá. Como são obras de reperfilamento, não haverá nenhum custo para os proprietários dos imóveis.
Antes de começar os serviços com o asfalto, é necessário fazer a drenagem pluvial dos trechos a receberem o reperfilamento, pois a falta de drenagem é a principal causa de buracos e rachaduras no asfalto, entre outros transtornos. “O escoamento das águas pluviais ajuda a manter a qualidade do asfalto e evita os alagamentos”, argumentou o secretário de Obras e Viação, Paulo Vogt.
O Município de Ibirubá contratou recursos na ordem de R$ 3.6 milhões para obras de infraestrutura em vários trechos de ruas da cidade, que receberão melhorias de reperfilamento asfáltico por meio de uma operação de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, o Finisa, vinculado à Caixa Econômica Federal. “Estamos dando continuidade ao Programa Pra Frente Ibirubá, realizando melhorias em diversas ruas, sem nenhum custo de contribuição aos proprietários dos imóveis localizados nos respectivos trechos.”, explicou o prefeito Abel Grave.
A execução das obras e os recursos serão divididos em lotes de ruas. No 1º lote, estão inclusas seis vias, que receberão a melhoria nos seguintes trechos:
Rua Mérito (Planalto),
Rua Firmino de Paula (Progresso),
Rua Jacob Schweig Filho (Jardim)
e no bairro São Jacob: as Ruas Ricardo Kanitz, 25 de Julho e Dr. Vasconcelos Pinto.
O total de investimentos em recapeamento nesta etapa será de R$ 899.997,33. Os investimentos em drenagem pluvial com instalação de tubos de concreto e bocas de lobo não estão inclusos neste valor.
O processo do 2º lote já está em planejamento junto ao Setor de Licitações. E há perspectiva de inclusão de mais lotes, de acordo com o saldo que restar dos recursos. “Inicialmente, tínhamos o desejo de levar o reperfilamento ao maior número de trechos possíveis. Mas, os custos de asfalto e serviços de drenagem pluvial são muito altos”, justificou o prefeito.
A Administração Municipal pede a compreensão aos proprietários dos imóveis e aos usuários dos referidos locais, no que se refere aos transtornos a serem causados pelas obras. “Um mal necessário, mas que, ao final, se transformará em benefícios para melhor qualidade de vida da nossa população”, reconheceu Abel.
Obras da Rua Mérito
Obras da Rua Jacob Schweig Filho:
…Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020