Oficina de atividades físicas como terapia

Com um pequeno recesso de final de ano, os grupos reiniciaram as atividades no dia 09/01, sob a coordenação do fisioterapeuta Décio Miguel Marcon.

 

Dentro de Programas de Saúde Primária e Mental do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, o município de Ibirubá oferece gratuitamente à população local duas modalidades de atividades terapêuticas: a Arte Terapia e a Atividade Física.

Em especial, a Oficina de Atividade Física tem a orientação do fisioterapeuta Décio Marcon. Durante todos os dias da semana útil, grupos de pessoas interessadas de cada bairro da cidade se encontram para realizar atividades físicas orientadas, alcançando um público de 180 a 250 pessoas. As atividades também têm o acompanhamento das Agentes Comunitárias de Saúde do respectivo bairro.

Desde o início em 2012, a Oficina é orientada por Marcon, que fala com grande satisfação do trabalho. “Desenvolvemos uma dinâmica de atividades que trabalham a coordenação motora, o equilíbrio, a postura, o fortalecimento muscular, de forma que os participantes tenham condições de realizar sua rotina diária, como caminhar, se vestir, cozinhar, ir ao comércio”, explicou o fisioterapeuta.

Os encontros já estão em andamento, seguindo o roteiro dos bairros e o cronograma abaixo, às:

  • segundas-feiras, no salão da comunidade do bairro Jardim, às 13h30min;
  • terças-feiras, no Ginásio de Esportes da Apae no bairro Pôr-do-Sol, às 13h30min, e no salão da comunidade do bairro Hermany, às 15 horas;
  • 2ªs e 4ªs quartas-feiras do mês, na Praça do bairro Progresso com tempo bom e com chuva no salão da comunidade, às 8 horas;
  • quartas-feiras, no salão Luterano no bairro Centro, às 13h30min;
  • quintas-feiras, no Ginásio Assis de Souza Roque do bairro Planalto, às 13h30min; e
  • sextas-feiras, no salão da comunidade do bairro Odila, às 13h30min, e no Ginásio de Esportes do bairro Floresta, às 15 horas.

Para participar, a pessoa interessada pode se dirigir diretamente ao local e hora do encontro, estar vestido de roupas confortáveis e adequadas à realização de atividades físicas e estar munido do Cartão SUS.

Pular para o conteúdo